Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O que é consumo sustentável?

www.flickr.com/photos/88786104@N08/8800589580

O modelo de sociedade atual é baseado em um modelo de consumo de produtos, bens e serviços. Este hábito de consumo faz com que, muitas vezes, as pessoas adquiram diversos produtos sem que haja uma real necessidade deles.

Este processo de consumo desenfreado, por sua vez, é um dos principais responsáveis pela geração de lixo e pela exploração de recursos ambientais. Por isso, se torna cada vez mais urgente que as pessoas pratiquem o consumo sustentável, que nada mais é do que uma proposta de reflexão sobre os hábitos de consumo e consciência ecológica.

O consumidor sustentável prioriza a aquisição de produtos que são realmente necessários para o suprimento de suas necessidades básicas de sobrevivência, evitando a compra de produtos supérfluos ou o consumismo por impulso. Com este tipo de consciência, é possível minimizar o desperdício e ainda contribuir diretamente com a preservação ambiental.

Vale lembrar que, além de adotar o pensamento sustentável a seus hábitos de consumo, é essencial que as pessoas sempre descartem corretamente o lixo resultante dos produtos utilizados por elas, sempre encaminhando o que pode ser reciclado e incentivando todos a fazer o mesmo.