Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Descubra o que é energia magnética

www.flickr.com/photos/lhurdes/6029457476

Gerada a partir de dois polos iguais posicionados em oposição, a energia magnética vem da força repelente que afasta estes dois polos, criando um campo magnético entre eles. Para isso, é posicionado um motor equipado com dois imãs (um de cada lado) com lados iguais alinhados.

Uma das principais vantagens da energia magnética em relação aos tradicionais métodos de obtenção de energia, é que ela é bem menos poluente para o meio ambiente, tanto na maneira como é obtida e como é empregada.

Atualmente, a energia magnética é bastante utilizada em locomotivas de alta velocidade. Para isso, são instalados imãs de grande capacidade no trem e nos trilhos. Dessa forma, é gerado um campo magnético que faz com que o trem consiga atingir velocidades elevadas. No Japão e em alguns países da Europa, os famosos “trens-bala” utilizam justamente este princípio para tornar as viagens mais rápidas.

Algumas montadoras automotivas vêm realizando estudos para que veículos alimentados por energia magnética sejam comercializados em todo o mundo. A ideia é abrir mão de combustíveis como álcool e gasolina, minimizando a emissão de gases poluentes.