Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Dinâmica Ambiental na FIMAI-ECOMONDO 2015

A FIMAI – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, fundida com a ECOMONDO – Feira Internacional de Materiais e Desenvolvimento Sustentável, aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2015, no Centro de Exposições Expo Center Norte – São Paulo/SP. Uma das maiores e mais importantes feiras de meio ambiente industrial da América Latina, a FIMAI-ECOMONDO, congrega setores de Água, Resíduos, Energias Renováveis, Emissões, Laboratórios, Equipamentos, Recuperação de Áreas Contaminadas, Tecnologias, entre outros.

A Dinâmica Ambiental marcou presença no evento, trazendo solução inovadora para gerenciamento de embalagens de aerossóis.

Assim como as pilhas, baterias e lâmpadas, as embalagens de aerossóis também merecem atenção especial no que diz respeito ao seu descarte, uma vez que, as latas cheias ou parcialmente cheias, são potencialmente perigosas. Seu gerenciamento incorreto pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente e aos seres humanos.

Atualmente, são adotadas diferentes práticas de gerenciamento inadequado para embalagens de aerossóis, como disposição em aterros sanitários, incineração, co-processamento, reciclagem como sucata metálica, em condições favoráveis a ocorrência de graves acidentes, pois o gás contido nas latas de aerossóis pode levá-las a explodir se expostas ao calor ou se incorretamente perfuradas ou compactadas.

Neste contexto, a Dinâmica Ambiental traz uma solução inovadora para gerenciamento de aerossóis.

Localizada em Diadema-SP, possui uma instalação diferenciada para despressurização de embalagens de aerossóis, sejam elas do pré ou pós-consumo.

Com soluções inovadoras em reciclagem, tratamento e destinação final, a Dinâmica Ambiental promove a minimização do volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como a redução dos impactos ambientais e riscos à saúde humana, através da logística reversa de aerossóis.

PORQUE APLICAR A LOGÍSTICA REVERSA DE AEROSSÓIS?

A Politica Nacional dos Resíduos sólidos – Lei 12.305, prevê a Logística Reversa de Resíduos Sólidos passíveis de reciclagem e/ou reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, de forma a promover o desenvolvimento econômico e social.  E quando não aplicáveis ou não viáveis as práticas de reciclagem e reaproveitamento, as medidas para destinação final ambientalmente adequada devem ser adotas.

Os resultados dessa cadeia só são positivos, quando há a interação do setor empresarial e consumidor final através da Logística Reversa.

DE ONDE VÊM OS AEROSSOIS?

A geração das embalagens de aerossóis é dada nos mais diversos setores:

  • Indústria farmacêutica, automobilística, de cosméticos, alimentícia, dentre outras.

A necessidade de destinação de embalagens nos processos de fabricação, testes, movimentação ou eliminação de produtos, provem de diferentes cenários:

  • Devoluções do cliente;
  • Produtos recolhidos em função de processos fiscais;
  • Retorno de garantia;
  • Produtos fora de especificação ou vencidos;
  • Produtos danificados;
  • Retorno de consumidor final (Pós-consumo);
  • Outros.

ONDE DESCARTAR SEU AEROSSOL?

Em parceria com as indústrias do setor, a Dinâmica Ambiental vem promovendo a logística reversa das embalagens de aerossóis.

Indústrias, condomínios, farmácias, hospitais, universidades, cooperativas de reciclagem e outros estabelecimentos, promovem a conscientização da população e já dispõem de acondicionadores específicos para coleta de aerossóis, para posterior envio à Dinâmica Ambiental, onde este resíduo é gerenciado de forma correta, minimizando os impactos ambientais, os riscos à saúde humana, promovendo o desenvolvimento econômico e social.

    Um mundo mais sustentável depende de você!

Entre em contato com a Dinâmica Ambiental e saiba como promover a logística reversa de aerossóis.