Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Ecodesign, Design Ecológico e Green Design

Ecodesign, Green Design e design ecológico são termos parecidos que significam coisas distintas, mas todas relacionadas à sustentabilidade. São meios de produzir novos produtos com o menor prejuízo ambiental, através de uma série de processos pensados para essa finalidade.

Entenda as diferenças e objetivos de cada método

Ecodesign

Trata-se de um conceito do design que busca projetar produtos, serviços e até lugares mais sustentáveis. Para tanto, a coisa a ser desenhada precisa passar por vários passos durante toda sua idealização e construção. Isso tudo porque todas as fases do processo são importantes para que o meio ambiente realmente agradeça no final.

Na hora de coletar material, por exemplo, o que for construído com base no ecodesign vai utilizar matérias-primas que são menos poluentes, que não são tóxicas ou que já são recicladas. Logo no começo, os recursos naturais já são poupados, em alguns casos, ou já se pensa sobre o futuro daquele material na natureza.

Além de reaproveitar algo para fazer o produto novo, outro conceito importante é o de torna-lo mais utilizável. Isso quer dizer que ele é pensado para durar o maior tempo possível, para ter peças que podem ser trocadas em caso de defeito (e não o objeto inteiro) e coisas do tipo. A ideia é gerar menos lixo no fim da vida útil daquilo que está sendo produzido. E por falar em produção, não podemos esquecer que a fabricação deve usar pouca energia – ou o menos possível.

Design sustentável ou ecológico

Pode parecer muito parecido com o ecodesign, e realmente é, mas o design ecológico/sustentável tem a ver com mais do que apenas a sustentabilidade ambiental.

Enquanto o ecodesign foca realmente no impacto ambiental, este aqui trata de todos os aspectos que envolvem a mudança no meio ambiente. Ou seja, há um equilíbrio entre a ecologia em si, a economia e o lado social. Afinal, para que realmente exista mudanças no mundo, é preciso ver a questão da sustentabilidade por vários prismas.

O design sustentável, para existir, se baseia nessas três noções. É a criação de um produto ou um projeto que tem interdependência entre tudo, ou seja, ele deve ser ao mesmo tempo socialmente equitativo (para possibilitar o acesso de classes menos favorecidas), economicamente viável (para que a empresa ou instituição possa arcar com os custos) e, claro, ecologicamente favorável.

Então, se você for perceber, o ecodesign faz parte do design sustentável como um todo! E sobre o Green Design? Ah, este é só um termo publicitário. Não possui características próprias, e geralmente tem a ver com o ecodesign apenas, mas pode se tratar de tudo, dependendo da situação.

A conclusão que engloba tanto o ecodesign como o design sustentável/ecológico é que, numa análise geral, podemos dizer que o primeiro faz parte do segundo. Ou seja, o ecodesign coexiste com o design sustentável.