Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Empresa transforma adubo na Semana da Compostagem

A Semana da Compostagem acontece entre os dias 31 de abril e 05 de maio.

A Planta Feliz é uma empresa que realiza a coleta dos resíduos orgânicos em pequenos, médios e grandes geradores, composta e transforma em adubo. A empresa é a organizadora da Semana da Compostagem na Cidade de São Paulo, com o objetivo de mostrar que é possível diminuirmos a quantidade de resíduos enviados aos aterros, transformando em adubo, fechando assim o ciclo completo. Ela foi criada em 2015, pelo casal Adriana Sgarbi e Marina Sierra Camargo.

Segundo a Prefeitura, só a cidade de São Paulo gera, em média, 18 mil toneladas de lixo diariamente (lixo residencial, de saúde, restos de feiras, podas de árvores, entulho, etc.). Só de resíduos domiciliares são coletados quase 10 mil toneladas por dia.

A Semana da Compostagem 2022 – Planta Feliz vem para conscientizar a sociedade sobre os impactos positivos que o ato de compostar traz para nosso meio ambiente. A Planta Feliz promove a Semana da Compostagem 2022, na cidade de São Paulo, pelo segundo ano.

A Planta Feliz é estruturada para receber resíduos orgânicos de pequenos, médios e grandes geradores, utilizando o método aeróbio termofílico para a compostagem e a minhocultura em grande escala, produzindo assim um adubo orgânico de extrema qualidade para comercialização. Fechando o ciclo, é realizado também o plantio orgânico e para levar um pouco do conhecimento dos fundadores, são oferecidas visitas, vivências pedagógicas e turismo rural em nosso espaço agroecológico.

Foto: Semana da Compostagem

A inscrição foi feita pelo site da Planta Feliz. Entre os dias 28 e 30/04 os participantes devem retirar o saco compostável Oeko Bioplástico no Ponto de Coleta escolhido. Nos dias 04 e 05 de maio é feita a entrega do saco compostável com os seus resíduos orgânicos no contentor que estará no Ponto de Coleta escolhido.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode participar. Diversas escolas e empresas aderiram ao programa.

O que pode ser compostado?

– Frutas, legumes, verduras, sementes e grãos em geral;
– Borra de café, filtro de papel, folhas de chá, sachês de chá com cordão, ervas e especiarias;
– Papel toalha sem óleo, guardanapos de papel, rolo de papel higiênico picado e fósforos;
– Cascas de ovos, ovos podres, farinhas e massas cruas e sobra de alimentos cozidos;
– Cascas de amendoim, leite e derivados (congelados), peixes e carnes (congelados), geléias, doces, bolos e migalhas de pão;
– Serragem, grama cortada, cinzas de lareira, cinzas de fogueira.

Resultados

O ano de 2021 foi o primeiro ano que aconteceu a Semana da Compostagem na Cidade de São Paulo. Os resultados foram:

– Seis pontos de entrega voluntários;
– 11 lives;
– 550 kg de resíduos orgânicos destinados a compostagem;
– 500 sacos de bioplástico compostáveis;
– 10 mil acessos aos conteúdos gerados no site e redes sociais;
– 422 kg de gases de efeito estufa que não foram para a atmosfera.

Com ações na área de educação ambiental e gestão de resíduos, há para a programação uma série de conversas com especialistas e será realizada a coleta e compostagem gratuita de resíduos orgânicos. A programação da Semana da Compostagem pode ser consultada AQUI.

Fontes: Planta Feliz | Planta Feliz