Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Energia Solar: como instalar ou o que reformar em sua residência?

www.flickr.com/photos/davedugdale/5981619869

A maior parte da energia elétrica produzida no Brasil é gerada a partir de hidrelétricas. Para diminuir esta dependência e reduzir os impactos ambientais associados das Usinas Hidrelétricas, soluções de energia limpa têm conquistado cada vez mais espaço no mercado.

A energia solar, por exemplo, transforma a energia luminosa do sol em eletricidade. O método não libera gases poluentes na atmosfera e utiliza uma fonte de energia inesgotável: o Sol. A seguir, saiba como instalar e o que é necessário reformar para captar a energia solar e transformá-la em elétrica:

Local de instalação

Antes de qualquer coisa, você deve morar em uma área que receba grande incidência de luz do Sol. O próximo passo é decidir qual a melhor solução para suas necessidades: aquecimento de água ou geração de energia elétrica? É importante definir qual é a prioridade, pois cada uma utiliza um modelo diferente de placa solar.

A primeira opção é mais indicada para quem mora em locais frios e que necessitam de um aquecimento eficaz para a água que sai dos chuveiros e pias, como Europa e Estados Unidos. Esta tecnologia capta radiação solar e transforma em energia térmica, que é distribuída pela residência. Quem deseja gerar energia elétrica, por sua vez, deve instalar placas solares fotovoltaicas, que recebem luz do sol e a transformam diretamente em energia elétrica.

Como instalar?

Para instalar os painéis solares para captação da energia do Sol, é preciso encontrar uma área no telhado que não tenha interferência de sombras de outras casas, prédios ou árvores. O bloqueio da luz solar pode diminuir a utilidade da solução, portanto, escolha locais bem abertos e com grande circulação de ar.

A instalação irá ocupar aproximadamente uma área de dez metros quadrados e é importante ter em mente que os painéis solares são pesados. Por isso, a casa não pode ter problemas estruturais e o telhado tem que estar em ótimas condições de conservação.

O painel solar deve ser instalado com ângulo de inclinação igual à latitude de onde a residência está localizada, garantindo melhor captação da luz solar.

Quantos painéis instalar?

Em uma residência que consome aproximadamente 500 kWh/mês de energia elétrica, a indicação é o uso de 15 a 20 painéis solares no telhado da casa. Durante o período de um ano, a economia proporcionada pela utilização de energia solar pode chegar até a quatro mil reais, dependendo do consumo.