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Entenda o conceito de ciclo de vida de produto (CVP) e seu valor para economia circular

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A forma como a sociedade lida com o descarte de seus produtos é preocupante. Isso porque a tendência ao consumo desenfreado faz com que as pessoas queiram trocar rapidamente um produto por outro similar, sem apresentar nenhuma preocupação com o impacto ambiental que isso pode gerar.

Estimativas apontam que, caso não haja um significativo crescimento do consumo sustentável no mundo, o futuro do planeta será de gravíssimos problemas ambientais. A conscientização da população a respeito dessa questão é de extrema importância para combater esse problema, e conhecer o ciclo de vida dos produtos pode ser uma ação muito importante para transformar essa preocupante perspectiva.

O que é ciclo de vida do produto?

O Ciclo de Vida do Produto (CVP) é um conceito que engloba todas as fases pelas quais um produto passa desde o momento da extração de matéria-prima até seu descarte após o consumo. Dessa forma, é possível compreender que tipo de impacto ambiental o produto causa e em qual momento do ciclo isso ocorre, identificando possíveis alternativas para modificar esses problemas.

A preocupação com o Ciclo de Vida do Produto indica a valorização de tudo que foi investido para sua produção. Afinal, em cada parte do processo há consumo de recursos e energia em graus diferentes, mas sempre capazes de impactar a natureza.

Uma forma de minimizar esses efeitos negativos é por meio da implantação de modelos produtivos ecológicos, com foco na sustentabilidade, em todos os processos do produto. Isso indica que é preciso pensar e elaborar ações desde sua extração até a fabricação, transporte, armazenamento, acondicionamento, consumo, reciclagem, manutenção e descarte.

A tecnologia é uma grande parceira desse processo, oferecendo maiores possibilidades de encontrar soluções mais baratas e eficientes.

Indicadores de CVP

É justamente por meio da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) que o produto é avaliado com rigor. A técnica foi desenvolvida para que todos os caminhos sejam estudados e identificados, com as devidas medidas corretivas sendo aplicadas.

A ACV surgiu nos anos 70, quando a Coca Cola iniciou um processo para encontrar a embalagem mais apropriada para seu produto e que causasse menos danos ambientais. O sucesso da iniciativa influenciou outras empresas a agirem de forma semelhante.

No Brasil, a ACV é regida pelas normas do ISO 14040 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), criando uma padronização necessária para identificação das oportunidades de melhoria dos processos. A ação é eficiente para diminuir o uso de itens tóxicos e poluentes, diminuir o consumo de água e energia, qualificar a geração de resíduos e tornar os produtos aptos à reciclagem.

Há boas iniciativas empresariais para valorizar o Ciclo de Vida de Produtos, inclusive com a criação da Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida, constituída por grandes empresas. Essa união serve para ajudar os consumidores a compreender a importância da discussão ambiental e torná-los mais atentos aos processos que passa o produto. A Rede também ajuda a informar e implantar novidades que aprimorem alguma parte do processo do ciclo de vida, auxiliando a sua adaptação.