Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Estudantes criam trailer autossustentável

Mais uma novidade para reduzir as emissões de carbono.

Um trailer totalmente movido 100% à energia solar percorrerá milhares de quilômetros pela Europa. Partindo da Holanda até o extremo sul da Espanha, ele levará os alunos da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, que foram os responsáveis por desenvolver essa ideia.

Batizado de Stella Vita, o veículo pode gerar eletricidade solar suficiente para dirigir por 730 quilômetros em um dia bem ensolarado e pode ser carregado em estações capazes de recarregar veículos elétricos comuns. Ao que tudo indica, será um grande amigo do meio ambiente.

Além de sustentável, aconchegante

O trailer é totalmente autossuficiente em termos de energia e sem quaisquer pontos de carregamento externos ou necessidade de combustível. Graças aos seus painéis solares, o Stella Vita pode alimentar tudo o que se encontra a bordo e gera energia solar para que seus tripulantes possam tomar banho, assistir TV, carregar o computador e até fazer café.

Com chuveiro, cozinha, área de dormir e cabine de pilotagem, o trailer também pode ser ampliado quando estacionado e fornecer espaço para que dois passageiros possam ficar em pé confortavelmente. Quando o veículo está parado é possível abrir o teto, o que permite que seus painéis se expandam e cheguem aos 17,5 metros quadrados.

Embora tecnicamente ainda não esteja equipado com todos os recursos de segurança necessários para rodar em estradas, especialistas consideram o Stella Vita como a próxima geração de veículos que vem para acelerar a transição rumo a um futuro mais sustentável.

Foto: Stella Vita will be travelling across Europe solely on solar power. Solar Team Eindhoven / Bart van Overbeeke

Os criadores da inovação

Foto: Stella Vita will be travelling across Europe solely on solar power. Solar Team Eindhoven / Bart van Overbeeke

22 alunos da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, nos Países Baixos, formam a Solar Team Eindhoven, equipe com poder e liberdade para inovar e que busca um futuro sustentável, onde a vida seja movida pelo sol. Eles acreditam que, ao criar veículos solares inovadores e eficientes em termos de energia, inspiram o mercado atual e a sociedade a acelerar a transição para um futuro mais sustentável – tanto em mobilidade quanto em energia.

A equipe fará um tour pela Europa para demonstrar a mobilidade do Stella Vita e sua capacidade de geração de energia solar. A ideia é que, ao longo do caminho, os estudantes passem por universidades e parceiros que participaram do projeto para inspirar o maior número possível de pessoas a adotarem hábitos mais sustentáveis.

Quando pensamos no futuro do planeta, dá esperança (e até um alívio) ver jovens focados e dedicados em desenvolver tecnologias menos agressivas para um futuro mais sustentável. Inspirador, não?

Fontes: Solar Team Eindhoven | Euronews | Hypeness | YANKO DESIGN