Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Impactos do planejamento urbano no Brasil

Embora existam muitos profissionais que se especializam na correção dos problemas do desenvolvimento urbano, o urbanista acaba recebendo um papel de destaque neste meio, pois ele tem habilidade e formação específica para gerenciar diversos tipos de situações. Até meados do século 19, as áreas metropolitanas mundiais eram apenas criadas, e nenhum fator era levado em conta, e elas passaram a crescer à medida que mais pessoas se mudavam para essas regiões.

Flickr.com/Gerben’s Photos O planejamento urbano promove a qualidade de vida nas cidades.

Os principais impactos do planejamento urbano no Brasil é o nascimento de cidades “pensadas”, ou seja, com bons hospitais, transporte público de qualidade, policiamento adequado, saneamento básico e muito mais. Aqui, o trabalho conjunto entre arquitetos e engenheiros faz com que se estabeleça a criação de regiões que garantam uma boa qualidade de vida em todos os aspectos.

Até porque, a falta de organização nas áreas habitadas impede o seu crescimento adequado, o que é ruim em todas as situações. Por exemplo, a localização dos bairros residenciais e das áreas comerciais são extremamente importantes no planejamento urbano. Tudo deve ser projetado visando a comodidade dos envolvidos, caso contrário o lugar não obterá o sucesso esperado.

Nosso país é um dos poucos no mundo que estuda os impactos do planejamento urbano, seja para garantir escolas de qualidade, hospitais bem equipados, policiamento, segurança, transporte público de primeira linha, etc. Grande parte desse estudo é baseado em um conhecimento combinado de arquitetura, economia, engenharia e relações humanas.No Brasil. garantir estradas e rodovias suficientes, bem como fácil acesso ao transporte público, é também uma prioridade neste campo. Antecipar as necessidade do tráfego de uma grande cidade é importante e os planejadores urbanos – muitas vezes – já consideram o seu crescimento futuro, projetando que nada aconteça de forma desordenada. Com localidades em plena expansão, alternativas viárias que sejam amigas do meio ambiente (por cima ou por baixo do solo), são primordiais especialmente quando as grandes regiões metropolitanas crescerem.