Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Pratique a doação do que você não usa mais

As coisas que não servem mais  para você e estão ocupando espaço em casa podem ser de grande utilidade para outras pessoas. Então, por que não doá-las ao invés de descartá-las no lixo?

Os jornais que já foram lidos, por exemplo, podem ser doados para ONGs (Organizações Não Governamentais) que cuidam de animais de estimação e fazer as vezes de tapete higiênico.

Revistas, brinquedos ou livros infantis geralmente são de grande valia para consultórios médicos e hospitais, servindo para os pacientes se distraírem enquanto aguardam pelo atendimento na sala de espera. Livros de variados gêneros também podem ser doados para bibliotecas e escolas públicas, disseminando conhecimento.

Instituições de caridade sempre precisam de doações e aceitam móveis em boas condições, assim como aparelhos elétricos. ONGs também precisam de roupas de cama e peças de vestuário, essas últimas geralmente usadas para a montagem de bazar que, com as vendas, irá arrecadar fundos para o local. Tecidos como poliéster, raiom e algodão compõem 5% de todos os resíduos dos aterros sanitários, mas em boas condições, o destino pode ser outro e ajudar muitas pessoas, por um bom tempo.

Pares de óculos em bom estado podem ser doados para pessoas carentes — verifique se alguma instituição da sua cidade tem programa nesse sentido.

Vidros são muito úteis para apicultores e vendedores de geleias e doces de compota. Outra nobre destinação é encaminhar esses potes para hospitais que atuam com serviço de banco de leite materno. Esses locais carecem de recipientes para armazenar o líquido e os potes de vidro são ideais por serem  esterilizáveis e adequados para armazenamento.O ideal é doar vidros de boca larga e tampas de plástico, como embalagens de café solúvel, por exemplo. Os potes são esterilizados pelo banco de leite materno e encaminhados às doadoras para um armazenamento seguro.

A doação não faz bem apenas para quem a recebe, mas também para quem pratica o ato e as vantagens são muitas. Veja:

Ajuda o meio ambiente

Descartar aquilo que ainda pode ser reaproveitado traz prejuízos ambientais, além de reduzir o tempo de vida útil dos aterros sanitários, para onde deveriam ser encaminhados somente o que não fosse possível reciclar. Então, a doação reduz o volume de resíduos nesses locais e também evita o descarte incorreto que prejudica o meio ambiente.

Olha para o próximo

Ao doar algo, você percebe que aquele objeto que já atendeu suas necessidades não chegou ao fim de sua utilidade por isso. Agora, ele atenderá as necessidades de alguém que não teve a mesma oportunidade de comprá-lo e fará bom uso daquilo que receber.

É gratificante

Que sensação boa a doação lhe trará, quando ver que um simples gesto pode mudar para melhor a vida de alguém que tanto precisava daquilo que, para você, já não fazia diferença.

Auxilia na prática do desapego material

Ao fazer doações, você percebe que poderia viver tranquilamente com menos coisas, o que estimula o consumo consciente, além de ter empatia e valorizar o próximo.