Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Quais são as 5 cidades que estão liderando a jornada para um futuro renovável?

Não, nenhuma delas está nos Estados Unidos e nem na China.

Mais da metade da população do planeta vive em ambientes urbanos, de onde saem cerca de três quartos das emissões de dióxido de carbono do uso final da energia global. À medida que a urbanização se acelera, as cidades passam a ter, cada vez mais, um papel importante no sentido de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e alcançar os objetivos do acordo climático de Paris para limitar o aquecimento global. Por isso, em todo o mundo, governos estão despertando para o potencial das energias renováveis para um mundo mais limpo e habitável. Mas algumas cidades lideram esse caminho. Confira:

Adelaide, Austrália

As operações municipais de Adelaide são movidas inteiramente por energia renovável desde julho de 2020. A cidade obtém energia de fazendas eólicas e solares como parte de um compromisso de longo prazo para alcançar a neutralidade de carbono até 2025. Entre as medidas tomadas para alcançar este objetivo, estão edifícios com eficiência energética, iniciativas para promover o uso de bicicletas e caminhadas e esquemas para apoiar a adoção de veículos híbridos e elétricos. É lá que está uma das maiores baterias de íon de lítio do mundo, que permite maior uso de uma variedade de fontes de energia renováveis. Adelaide também está investigando a oportunidade de aproveitar o biogás de estações de tratamento de águas residuais como uma fonte de energia adicional.

Seul, Coreia do Sul

Seul tem uma estratégia para alcançar a neutralidade de carbono até 2050, construída em torno de cinco áreas principais – edifícios, mobilidade, silvicultura, energia limpa e gestão de resíduos. Nesse caminho, existem dois objetivos provisórios que são atingir 40% de redução de emissões até 2030 e 70% de redução até 2040. A cidade também possui medidas para reduzir sua dependência da energia nuclear, adicionando capacidade solar.

Cocody, Costa do Marfim

Em 2017, Cocody divulgou um plano para reduzir as emissões de carbono em 70% até 2030. A cidade enfrenta uma luta particular para conseguir isso por causa da crescente demanda de energia impulsionada pelo rápido desenvolvimento urbano e crescimento econômico. Outras iniciativas incluem o uso de energia solar para alimentar edifícios públicos, postes e semáforos, e fornecimento de kits de energia fotovoltaicos para residências, além de um programa de reflorestamento e sequestro de carbono, que criará mais espaços verdes e plantará milhões de árvores de mangue. Além disso, os carros mais antigos estão sendo gradualmente removidos das estradas e outros estão sendo equipados com sistemas de escapamento catalítico para reduzir a poluição.

Malmö, Suécia

Malmö se tornou conhecida como uma cidade sustentável. O Distrito de Porto Ocidental, também chamado de Cidade do Amanhã, opera com energia 100% renovável desde 2012, enquanto a área industrial de Augustenborg possui painéis solares térmicos conectados a um sistema de aquecimento central. A cidade planeja operar inteiramente com energias renováveis ​​até 2030, contra cerca de 43% em 2020.Está em andamento a construção de uma usina geotérmica de calor profundo, que deverá estar em operação em 2022. Em 2028, espera-se ter cinco dessas usinas geotérmicas.

Cidade do Cabo, África do Sul

O carvão é a fonte de energia dominante na África do Sul e o governo quer aumentar a participação das energias renováveis ​​em 40% até 2030. A cidade vem explorando o uso de biocombustíveis no transporte, incluindo ônibus elétricos feitos localmente. Um aumento súbito de instalações de painéis fotovoltaicos na última década significa que a Cidade do Cabo teve a maior concentração de sistemas fotovoltaicos solares registrados em telhados em todo o país em 2019. A cidade também tem como objetivo um maior uso de sistemas de aquecimento de água movidos a energia solar em áreas de baixa renda e de fornecimento de energia renovável em grande escala.

Como vimos, a transição para as energias renováveis ​​atravessa toda a paisagem energética urbana dessas cidades, incluindo edifícios, transportes e indústrias. Os benefícios vão além de uma atmosfera mais limpa, e incluem também uma prestação de serviços mais moderna e melhores espaços habitacionais. Ao explorar o potencial de suas próprias comunidades urbanas, essas localidades ​​descobrem um potencial enorme para aumentar, cada vez mais e de maneira econômica, o uso de energia renovável em nível local – e servem de inspiração e modelo para nós. Está mais do que na hora de acelerarmos essa mudança em nível global e em todas as esferas da sociedade.