Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Saiba quais são as cidades planejadas brasileiras

Obviamente, tudo o que é planejado apresenta melhores resultados. Uma cidade planejada é construída a partir do zero, visando garantir um lugar seguro e com futuro promissor. No Brasil, pouquíssimos municípios contam com um planejamento urbano de qualidade, mas para diversos especialistas em um futuro próximo outras localidades nascerão de forma delineada.

Flickr.com/PAC 2 As cidades planejadas investem em setores como saneamento básico, saúde, policiamento, transporte, vias públicas e muito mais.

Para que esse tipo de comunidade nasça e tenha sucesso, ela deve receber um forte apoio financeiro e uma rica diversidade de alternativas que visam uma melhor qualidade de vida para todos os envolvidos. É interessante destacar o fato de que essas áreas são frequentemente concebidas para ter uma grande quantidade de espaço verde público sob forma de parques e jardins. Inclusive, para muitas pessoas, a proliferação de espaços verdes seja ponto base para se viver bem.

Conheça as cidades planejadas brasileiras:

  • Belo Horizonte
  • Brasília
  • Goiânia
  • Palmas
  • Teresina

Brasília é reconhecida internacionalmente pelo seu crescimento ordenado. Para que tudo funcionasse da melhor forma possível, foi necessário a existência de um Plano Diretor, que é um projeto concebido por um grupo de investidores/planejadores. O plano leva em conta questões de como a localidade deverá caminhar nos próximos anos seja com escolas, saneamento básico, saúde, policiamento, transporte, vias públicas, zoneamento e muito mais.

O planejamento urbano é um ramo da arquitetura que se concentra na organização de áreas metropolitanas. Esse estudo engloba a participação de vários profissionais, tais como: arquitetos, engenheiros, cientistas sociais, paisagistas, e tantos outros. Esta prática foi desenvolvida para corrigir problemas causados por cidades em expansão de forma espontânea, ou seja, sem planejamento.

Lembre-se, na sua essência, uma cidade planejada proporciona uma vida mais confortável e segura e ainda possibilita o crescimento econômico de forma ordenada. Por fim, para que o projeto saia do papel é primordial que o Governo autorize sua construção e proporcione assistência até que o município seja habitado, literalmente.