Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O que é sustentabilidade social?

pt.depositphotos.com/11000073/stock-photo-presentation-of-diagram-of-sustainability.html?sst=0&sqc=16&sqm=725&sq=4zdlnt

A sustentabilidade social é um dos mais importantes setores para a mudança nos panoramas da sociedade. Este conceito refere-se ao conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida da população. São medidas que pretendem diminuir as desigualdades sociais, ampliar os direitos e garantir acesso aos serviços que possibilitam a plena cidadania. Investimentos em educação pública, programas voltados para a inclusão social e projetos de qualificação profissional são apenas alguns exemplos de boas práticas que buscam a sustentabilidade.

Pilares da Sustentabilidade

Para alcançar a sustentabilidade, é necessário estar atento aos aspectos econômicos, ambientais e sociais. Estas três áreas devem interagir de forma holística para satisfazer o conceito. Conheça abaixo a descrição de cada pilar:

Social

Trata-se do capital humano de um empreendimento, comunidade ou sociedade como um todo. Neste item, também estão inseridas questões como educação, violência e lazer;

Ambiental

Refere-se ao capital natural de um empreendimento ou sociedade. A princípio, praticamente toda atividade econômica tem impacto ambiental negativo. Nesse aspecto, a empresa ou a sociedade deve pensar nas formas de amenizar esses impactos e compensar o que não é possível amenizar;

Econômico

Está relacionado às formas de produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

Práticas sustentáveis no Segundo Setor

A sustentabilidade social tem ganhado cada vez mais espaço entre empresas e indústrias, principalmente órgãos mais ligados às relações financeiras. Para estes tipos de organizações empresariais, pensar de maneira socialmente sustentável não implica apenas na aplicação de recursos financeiros para desenvolvimento de projetos sociais, mas na mudança de atitude, quebra de paradigmas e busca de ações e soluções que possam contribuir para o desenvolvimento social da região ou país onde a empresa atua.

As empresas que adotam a responsabilidade social a incluem em suas estratégias de ação (missão, valores e princípios). Neste caso, a empresa se compromete com a implantação e realização de ações concretas de responsabilidade social e ambiental.