Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Energia renovável

Tipos de energia renovável

Trata-se de uma discussão de grande importância e relevância, já que a maioria das fontes de energia utilizada nos dias de hoje é proveniente de origens finitas. Isto é, não se renovam e têm uma quantidade limitada em toda a terra.

Isso sem falar, que boa parte delas acaba produzindo grandes quantidades de poluentes, trazendo muitos malefícios ao meio ambiente. É o caso por exemplo do petróleo, matéria-prima de diversos combustíveis como o álcool, gasolina, diesel, e outros.

Mas existem outros tipos de energia limpa? A boa notícia é que sim, e que a cada ano, mais e mais pesquisas surgem com foco na busca por mais tipos de energia renovável. Saiba mais a seguir:

O que é energia limpa?

Chama-se de energia limpa aquela que é gerada através de fontes que possam ser renováveis. Isto é, que não se acabam quando são utilizadas. São tipos de energia limpa:

Solar

Como o próprio nome indica, é gerada através da luz do sol. Usa-se placas fotovoltaicas e conversores que transformam a luz em energia elétrica. Há pouca poluição envolvida.

Solar

Hidráulica

A hidráulica, é baseada no poder da água, que por mais que seja um recurso natural considerado em início de escassez, ainda pode ser renovado através das chuvas. No Brasil, as hidrelétricas são as fontes mais utilizadas para a geração de energia.

Hidráulica

Nos últimos anos, tem havido uma discussão a respeito do uso deste tipo de energia, já que se questiona qual é o impacto que este tipo de obra pode causar na natureza.

Eólica

A energia eólica tem crescido muito pelo mundo afora, já que se trata de uma forma de geração de energia com baixíssimo impacto na natureza e pouca geração de poluentes. No Brasil, já há iniciativas e políticas a fim de aumentar os investimentos neste tipo de fonte de energia renovável.

Eólica

Biomassa

A biomassa é obtida através de matéria orgânica, principalmente plantas e é obtida através da combustão. Já é largamente utilizada pela indústria, pois se trata de uma forma de energia barata e limpa.

Biomassa

Desafios modernos: Focar em energia renovável e não renovável?

Empresas, governos e sociedade civil estão sempre buscando alternativas para garantir qualidade de vida aos cidadãos sem comprometer a economia. Por isso, há sempre novas pesquisas em busca de fontes de energia renováveis e formas mais inteligentes de utilizar as não renováveis.
Infelizmente ainda há um custo muito elevado no uso da energia renovável e um grande interesse econômico em se manter o uso das fontes poluentes. Mas mais do que isso, cabe a todos nós, como cidadãos, optarmos por opções que utilizem fontes limpas de energia e procurar manter hábitos conscientes em prol do uso de fontes renováveis.