Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

UFRJ inaugura centro para ensinar a descartar eletroeletrônicos

Centro de Treinamento oferecerá cursos de capacitação gratuitos e abertos a pessoas que desejem aprender a desmontar, reparar e gerir resíduos de equipamento eletroeletrônicos

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inaugurou recentemente um centro de treinamento para capacitar entidades, pessoas físicas, alunos e catadores na separação e descarte de resíduos eletroeletrônicos.

O centro de treinamento faz parte do Projeto LaWEEEda – Rede Latino-Americana e Europeia para Desenvolvimento, Pesquisas e Análise em Resíduos de Equipamentos Eletrônicos e conta com quatro centros de treinamento, sendo dois no Brasil (na UFRJ e na Universidade Estadual Paulista – Unesp) e dois na Nicarágua.

Por se tratar de materiais que exigem cuidado no manuseio, o Centro de Treinamento do projeto LaWEEEda oferecerá cursos de capacitação gratuitos e abertos a pessoas de qualquer idade, que queiram aprender a desmontar, reparar e gerir resíduos de equipamento eletroeletrônicos. A unidade pretende desenvolver também pesquisas relevantes para o setor. “Tem que fazer disso uma oportunidade social, em que nós podemos ter cooperativas trabalhando para ajudar no processo de reciclagem”, disse à Agência Brasil a professora Elen Beatriz Pacheco, coordenadora do projeto.

Os equipamentos eletrônicos não podem ser descartados nos aterros por conterem substâncias prejudiciais ao homem e ao meio ambiente, tais como mercúrio, cádmio, chumbo. Por isso, muitas pessoas estão se interessando em aprender a manusear corretamente os resíduos eletrônicos, já que esta também pode ser uma atividade rentável. “Todo mundo sai ganhando. Socialmente, ambientalmente, economicamente. Os alunos que saem da universidade podem montar um negócio que tenha alguma relação com essa reciclagem”, afirma a professora.