Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Qual é a diferença entre spray e aerossol?

www.flickr.com/photos/tilley441/6436440693

Spray é um equipamento de emissão que, sob pressão, emite a substância armazenada misturada com o gás (ou ar). Um aerossol é a mistura de dois líquidos, sendo um deles o produto em si – creme de barbear, desodorante, tinta ou inseticida – e o outro o propelente, uma substância capaz de impulsionar o produto para fora. Entre outras palavras, o spray é a lata, o equipamento utilizado para emissão do aerossol.

Como funciona?

Quando a válvula é pressionada, o líquido do frasco entra em contato com a pressão ambiente pelo bico. A pressão interna diminui e ele se expande, seguindo por um tubo plástico até ser pulverizado em alta velocidade. O fundo côncavo da lata garante que a expansão do gás não a deforme.

Na maioria dos casos, a substância propelente é um gás líquido. Dentro da lata, a pressão é tão grande que o gás usado como propelente fica comprimido e se transforma em líquido, misturando-se ao produto.

Ecologicamente correto

Os sprays e aerossóis usam como principal propelente o gás liquefeito de petróleo (GLP). Até os anos 80, era usado somente o CFC (clorofluorcarbono), propelente mais leve que subia até a camada de ozônio, reagindo com suas moléculas e destruindo-as. O GLP, mais pesado, é menos agressivo.