Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Entenda a diferença entre economia ambiental e ecológica

https://www.istockphoto.com/br/foto/m%C3%A3os-segurando-%C3%A1rvores-crescente-de-moedas-gm463630259-32755558

Embora a economia ambiental seja semelhante à economia ecológica, esses dois conceitos possuem diferenças importantes e que devem ser consideradas. Entenda a seguir o que significa cada uma delas e qual sua importância:

Economia ambiental: o que é?

A economia ambiental é um complemento dos estudos sobre economia, sendo responsável por avaliar os processos de recuperação do meio ambiente. Esta disciplina surgiu após a metade do século XX, quando a humanidade começou a perceber que os recursos naturais poderiam acabar e que, sem qualquer um deles, a vida no planeta estaria em risco.

A proposta da economia ambiental é minimizar o impacto causado no meio ambiente e nos ecossistemas. Para isso, a proposta é maximizar o valor dos recursos por meio da análise detalhada dos efeitos que a exploração ambiental vem causando — como o aquecimento global, o efeito estufa, entre outros impactos negativos.

Os profissionais da economia ambiental desenvolvem informações teóricas e modelos práticos a partir da possibilidade de escassez. Dessa forma, são estimados valores para criar indicadores de prioridade, que servem como base para outras especialidades.

Os valores são estimados da seguinte forma:

  • Valor de uso (VUD): valor atribuído a um recurso ambiental de consumo direto, via visitação, extração ou outra possibilidade de produção;
  • Valor de uso indireto (VUI): valor atribuído a um recurso ambiental que vai influenciar outros ecossistemas;
  • Valor de opção (VO): valor atribuído a preservação de recursos ameaçados;
  • Valor de não uso ou valor de existência (VE): valor atribuído ao direito de existência de outras espécies e riquezas naturais, mesmo que não atinjam diretamente a qualidade de vida humana.

Economia ecológica: o que é?

A economia ecológica, por sua vez, visa o bem-estar humano por meio do seu desenvolvimento, que deve ser executado de acordo com um planejamento sustentável para todo meio ambiente e a sociedade.

Ela incorpora a economia tradicional, mas envolve também a relação entre as pessoas e empresas com o meio ambiente. A economia ecológica mede os limites de utilização da natureza e do descarte de resíduos no seu ecossistema, compreendendo que os mesmos materiais colhidos na natureza são descartados de forma equivocada, ilegal e até criminosa.

Sua concentração básica está na alocação correta dos recursos naturais, principalmente com o aumento do consumo per capita que não está equiparado à oferta.