Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Entenda o que são recursos inesgotáveis e a importância em seu gerenciamento

https://www.istockphoto.com/br/foto/green-circular-economy-concept-gm646479520-117232277

Os recursos naturais inesgotáveis são elementos fundamentais para a sobrevivência, para o desenvolvimento e para o próprio conforto da sociedade como um todo. Eles são disponibilizados pela natureza e não se esgotam ao longo do tempo, por mais que sejam utilizados/explorados economicamente pelo homem.

Tipos de recursos naturais

Os recursos naturais podem ser classificados em duas diferentes categorias:

Recursos renováveis

Podem ser renovados pela natureza ou até mesmo pela ação do homem. É o caso da vegetação, dos animais e da água.

Recursos inesgotáveis

Os recursos inesgotáveis são aqueles que não acabam, sendo representados principalmente pelo vento e luz solar.

Recursos não-renováveis

Esses são os recursos que não se renovam ou demoram milhares de anos para que isso aconteça. É o caso, por exemplo, do petróleo: que é retirado da terra rapidamente, apesar de demorar longos períodos para que seja formado. Minérios como o cobre, ouro e ferro são exemplos de recursos com potencial para se esgotarem em um futuro próximo.

Recursos inesgotáveis e a importância de seu gerenciamento

Embora os recursos inesgotáveis não corram o risco de se extinguirem, é preciso que o uso dessas fontes esteja sempre associado a um gerenciamento adequado, uma vez que a exploração desses recursos pode gerar diversos impactos ambientais e sociais. O uso de energia eólica, por exemplo, embora não leve ao esgotamento do vento, causa um grande impacto visual no local em que são instalados os aerogeradores, além de afetar o comportamento de migração das aves e estar associado à poluição sonora: o vento que bate nas pás produz um ruído constante de aproximadamente 43 decibéis.

O mesmo pode ser aplicado à geração de energia solar, que exige a instalação de usinas e equipamentos que afetam o habitat de inúmeras espécies, alterando sua reprodução, alimentação e padrões de movimentação. Além disso, há uma considerável degradação da área, que pode perder cobertura vegetal e sofrer terraplanagem para receber os painéis solares e demais dispositivos para captação, geração e armazenamento de energia.