Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Evite o desperdício de água, conheça a descarga a vácuo

pt.depositphotos.com/9174585/stock-photo-small-nice-bathroom-with-green.html?sst=0&sqc=29&sqm=103847&sq=5aj5hv

Em tempos de crise hídrica, todo cuidado é válido para economizar água, especialmente para a realização de atividades que fazem parte do cotidiano. Uma das soluções mais eficazes para evitar o desperdício de água é a utilização da descarga a vácuo, você já ouviu falar? Saiba como esta novidade funciona e porque ela é tão útil nos dias atuais:

Como funciona uma descarga a vácuo?

Quem já viajou de avião conhece o modelo. A descarga a vácuo funciona por meio de um sistema de aspiração: o vaso sanitário conta com tubulação especialmente preparada para puxar tudo que está ali e mandar diretamente ao esgoto. Tudo isso, utilizando somente um litro de água por descarga para a limpeza do vaso em si, não para retirar os dejetos.

Ao acionar a descarga, o ar externo entra na tubulação e iguala a pressão que está no interior. Com isso, é gerada uma força de 80 litros de ar na tubulação e uma velocidade que pode chegar a 600 quilômetros por hora. Esta força é a responsável por levar os dejetos pela tubulação até a rede de esgoto.

O sistema requer uma tubulação diferenciada e mais cara, porém, é uma solução que traz benefícios em curto prazo: a economia mensal no orçamento pode ser de até 30%. A descarga a vácuo também gera menos esgoto, o que impacta diretamente na infraestrutura subterrânea da cidade.

Descarga a vácuo: até 90% do consumo de água

Vale a pena reforçar que a solução permite uma economia de água que pode chegar a até 90%, um número bastante expressivo e que impacta diretamente no controle do desperdício de água. Para efeitos comparativos, considere que os vasos sanitários tradicionais consomem entre seis e 12 litros de água por descarga — enquanto o modelo a vácuo necessita de apenas um litro.

Se a diferença já é grande se considerarmos apenas uma ida ao banheiro, imagine em uma casa com quatro pessoas e dentro de um país com mais de 200 milhões de habitantes? O impacto seria grande e a economia de água incrível!