Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Como fazer o descarte de medicamentos vencidos?

www.flickr.com/photos/v1ctor/6889837660/sizes/o/in/photostream/

Talvez a palavra chave em se tratando de destinação correta de resíduos seja conscientização. Obviamente que, para que tenhamos um processo natural de conscientização e, consequentemente, uma destinação correta de resíduos e uma gestão eficiente do lixo, há de se considerar também o fator “tempo” como ferramenta imprescindível no processo de conscientização da população.

Nesse sentido, toda e qualquer iniciativa que promova a conscientização deve ser sempre ressaltada e estimulada. É o caso, por exemplo, das dicas oferecidas pelo projeto paulistano “São Paulo Mais Limpa”, que, dentre outras coisas, ensina ao cidadão há necessidade de amassar e lavar o lixo passível de reciclagem antes de sua destinação. O que irá diminuir seu volume e torná-lo apto à reciclagem nos centros e usinas de reciclagem.

Já no que se refere aos medicamentos, (tanto os medicamentos vencidos, quanto os que sobram) a necessidade de conscientização deve ser bastante reforçada, uma vez que em torno de 70% da população realiza o descarte de forma incorreta, diretamente como lixo comum, o que é extremamente perigoso, visto que esses medicamentos podem ser ingeridos por terceiros e provocar grandes danos à saúde.

Outro equívoco muito comum no que se refere ao descarte de medicamentos vencidos é o descarte realizado diretamente no vaso sanitário. Hábito comum de muitas pessoas, esse método é extremamente prejudicial ao meio ambiente e não deve nunca ser realizado.

Para a correta destinação de medicamentos vencidos, a primeira coisa a ser feita é a retirada dos mesmos de suas embalagens. Essas, feitas à base de papelão, devem ser destinadas isoladamente à reciclagem, assim como as bulas que, antes de destinadas à reciclagem, devem ser rasgadas.

Cartelas contendo comprimidos ou mesmo frascos de vidros que contenham medicamentos em forma líquida devem ser separados e levados até pontos de coleta específica desses materiais.

Na cidade de São Paulo, assim como em muitas outras cidades de todo o país, muitos são os locais realizam a recepção de remédios vencidos e demais medicamentos inutilizáveis. Um exemplo são as UBS (Unidades Básicas de Saúde). Outros pontos credenciados que também realizam a recepção desses materiais são muitos supermercados e farmácias.

Assim, para realizar a destinação correta de medicamentos vencidos, proceda da maneira correta, ajude na conscientização da população e colabore com o meio ambiente!