Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Avaliação de impacto ambiental: entenda a importância do documento para sua empresa

https://www.istockphoto.com/br/foto/female-engineer-with-plans-and-hardhat-gm543987634-97719993

Houve um tempo em que os negócios seguiam meramente a lógica do lucro: em busca apenas de montantes cada vez maiores de dinheiro, as empresas não se preocupavam com o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente e a qualidade de vida das populações. Como consequência, populações inteiras foram afetadas pela poluição e descarte de resíduos no meio ambiente, um problema que provoca diversas inundações, doenças e outros transtornos.

Além disso, também havia pouca preocupação dos governos e da sociedade em geral com a questão da renovação dos recursos naturais usados na produção de bens e serviços. Isso porque o ser humano passou muito tempo acreditando que todos os recursos disponíveis eram inesgotáveis, enquanto a realidade é que a sociedade humana há tempos consome mais recursos do que a natureza pode suprir.

Todas essas consequências preocupantes caracterizam o impacto ambiental, que é definido como qualquer alteração biológica, química ou física no meio ambiente em consequência das atividades humanas. É importante salientar que esse impacto não é consequência exclusiva da atividade econômica, mas de toda atividade humana.

O que é avaliação de impactos ambientais?

A avaliação de impactos ambientais, também conhecida como AIA, é um processo contínuo feito por uma organização que tem o objetivo de identificar os impactos ambientais decorrentes da execução de determinado projeto.

É importante salientar que esses efeitos são decorrentes da execução, pois a avaliação de impactos ambientais não é uma política reativa da organização. Ao contrário: trata-se de uma medida preventiva, que visa evitar que esses efeitos aconteçam — ou pelo menos, fazer o possível para minimizá-los.

A partir desse estudo, os gestores responsáveis podem tomar medidas para reduzir ou eliminar os impactos ambientais negativos associados à sua atividade. Para isso, é feito um estudo de cada processo relacionado à execução do projeto, identificando os pontos críticos em que a ameaça ao meio ambiente é maior. Assim, a organização se propõe a reestruturar esses processos, podendo adotar medidas como mudar a forma de geração de energia, adaptar o processo de descarte e trocar materiais usados na produção.

Avaliação dos impactos ambientais: vantagens para a empresa

Ainda vivemos a fase em que as medidas tomadas pelas organizações para preservar o meio ambiente são exploradas pela comunicação das empresas, não de forma ilegítima. Esse é um comportamento decorrente da própria postura da sociedade, que já não tolera mais práticas que comprometam o presente e o futuro do planeta e da raça humana.

Exibir certificados ambientais é importante para a construção de uma marca e sua aceitação pela sociedade, mas há um ativo mais importante envolvido em todo esse processo: a participação da empresa na gestão ambiental, que é interna do ponto de vista da empresa, mas não isolada.

Em outras palavras, fazer o estudo de impacto ambiental e realinhar os projetos à necessidade de não agredir o meio ambiente é uma forma de participar da gestão ambiental global e preservar a integridade do próprio ambiente em que a empresa atua e de onde retira os recursos para a manutenção de sua atividade.