Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O que caracteriza a paisagem rural e a urbana?

www.istockphoto.com/photo/summer-landscape-in-langhe-italy-46116878

Paisagens rurais e urbanas possuem características e diferenças visuais que facilitam a identificação de ambas. No ambiente rural, por exemplo, predominam áreas verdes, com bastante árvores e vegetações. A fauna é mais diversificada, incluindo animais silvestres e domesticados. Em geral, a aglomeração de pessoas é menor, assim como a interferência humana na paisagem.

Na paisagem urbana, por outro lado, destacam-se os prédios, o trânsito de veículos automotores e a concentração de pessoas. A poluição, seja visual (outdoors, faixas e propagandas em muros e postes), do ar ou sonora (barulhos de todos os tipos), é bastante perceptível nas grandes cidades, enquanto no ambiente rural ela existe em menor grau.

A falta de planejamento estrutural, sem estudos para prever uma maneira eficiente de ocupar os centros urbanos, resulta em grande quantidade de habitantes em uma área só, imensas construções aglomeradas e escassez de árvores e vegetações. Isso faz com que muitos enxerguem a paisagem urbana como um caos imerso em um cenário cinza.

Apesar desta imagem negativa associada aos centros urbanos, a infraestrutura encontrada nas cidades costuma ser melhor do que em ambientes rurais, com sistema de transporte coletivo, escolas, hospitais e redes elétricas, entre outros serviços necessários para atender um número de habitantes maior.

Para tornar mais agradáveis os ambientes de convívio das grandes cidades, uma das propostas é a revitalização, com a criação de espaços públicos — como áreas verdes, parques e praças. A construção de lagos artificiais também reduzem o impacto ambiental e melhora a paisagem urbana e a qualidade de vida dos habitantes, pois ajuda a amenizar a temperatura e diversificar a flora e a fauna, como no campo.