Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Carona: uma prática sustentável

Já não é de hoje que a situação do trânsito em nas grandes e médias cidades é totalmente caótica. Além da falta de planejamento urbano, o transporte coletivo não consegue atender a demanda de usuários e as diversas facilidades para aquisição de mais e mais veículos são os principais causadores do engarrafamento.

Como consequência, as pessoas gastam muitas horas para se deslocar poucos quilômetros ao dia, enquanto a poluição decorrente da emissão de CO2 cresce cada vez mais.

flickr.com / Felipe Seifert Carona é uma prática sustentável que diminui o número de veículos nas ruas e o índice de poluentes emitidos.

Frente a essa difícil realidade, é extremamente importante que os cidadãos adotem maneiras de contornar essa situação, contribuindo de maneira significativa para a melhoria do trânsito e da qualidade de vida nas cidades.

Além da utilização da bicicleta como meio de transporte, a carona é outra opção eficiente para quem deseja fazer sua parte. A ideia é bastante simples: ao pegar carona, a pessoa deixa seu carro em casa, o que significa um veículo a menos nas ruas e menor índice de poluentes emitidos.

Para quem deseja aderir à prática, hoje já existem inúmeros sites e aplicativos para smartphones que se dedicam exclusivamente a promover o encontro de pessoas que vão para o mesmo destino e, de maneira consciente, preferem fazer uso da carona.

Outra maneira fácil de começar a pegar (e dar) carona é conversando dentro de seu próprio círculo de amizades e contatos profissionais. É muito comum, por exemplo, que pessoas de uma mesma empresa saiam de uma mesma região da cidade, no mesmo horário, para ir ao mesmo local de trabalho.

Para quem deseja saber mais sobre a carona e como participar, vale a pena procurar os projetos Caronetas e  Unicaronas.