Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Confira os impactos ambientais causados pela biomassa

pt.depositphotos.com/10338195/stock-photo-bio-power-plant-with-storage.html

É classificado como biomassa um conjunto de substâncias orgânicas que, por meio da sua decomposição, podem ser transformadas em combustível. Cascas de fruta, madeira, bagaço de cana-de-açúcar, esterco, restos de alimentos e diversos outros materiais orgânicos podem ser utilizados para obtenção da biomassa.

Quando utilizada de maneira consciente e dentro de políticas ambientais, a biomassa pode ser uma fonte de energia limpa e que contribui para a preservação ambiental. Isso porque a biomassa utiliza fontes renováveis e emite gases menos poluentes do que as formas tradicionais de obtenção de energia. Como vantagem, o método também apresenta menor custo de produção e operação.

Por outro lado, quando a biomassa é utilizada por empresas que não seguem procedimentos ambientais para a preservação das áreas de exploração, pode causar graves impactos ambientais. Entre os problemas associados à má utilização da biomassa, podemos destacar a formação de chuvas ácidas, poluição do ar, contaminação do solo e mananciais e erosão.

Biomassa no cenário brasileiro

No Brasil, a biomassa é atualmente utilizada para auxiliar no desenvolvimento de outras matrizes energéticas, como biogás, bio-óleo, biodiesel, entre outros. Corresponde a cerca de 30% de toda a demanda energética do país, sendo utilizada em siderúrgicas, indústrias de cerâmica e fábricas de cimento.