Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Você sabe o que é biomassa?

A massa biológica, também conhecida como biomassa, pode ser facilmente compreendida como sendo a quantidade de matéria orgânica que é produzida em uma determinada área de um terreno.

Depositphotos.com/minervastock A biomassa é resultado da decomposição de resíduos orgânicos, como restos de alimento, madeira, folhas…

Atualmente, o termo biomassa tem sito largamente utilizado, principalmente nos meios de comunicação em função das preocupações relacionadas ao meio ambiente e às fontes de energia utilizadas atualmente.

A utilidade da biomassa está em sua capacidade de geração de gases que, em usinas específicas, são transformados em energia, sendo, portanto, uma alternativa à utilização de fontes finitas de energia, tais como o petróleo, por exemplo.

O grande problema que enfrentamos atualmente com relação as fontes de energia baseadas em combustíveis fósseis é que essas, além de serem fontes finitas de energia, são também extremamente poluentes.

Dessa forma, para que possamos alcançar a sustentabilidade, faz-se necessário uma mudança nos modelos energéticos de grande impacto ambiental adotados em muitos países para modelos baseados em energias limpas e renováveis, tal qual é o caso da biomassa.

A energia obtida nas usinas por meio da biomassa é resultado direto da decomposição de inúmeros materiais orgânicos, tais como:

  • Esterco;
  • Resíduos agrícolas;
  • Restos de Alimentos;
  • Madeira;
  • Cana-de-açúcar.

A biomassa, além de ser uma fonte de energia renovável, é também uma opção energética que gera quantidades bem pequenas de poluentes, se comparadas às fontes baseadas em petróleo e gás natural.

Além disso, destaca-se a eficiência dessa fonte de energia, tal como numa usina de álcool, por exemplo, que os resíduos provenientes da cana-de-açúcar, tal qual seu bagaço, podem ser reutilizados na produção de biomassa e, consequentemente, de energia.