Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Conheça os benefícios da assessoria ambiental

https://www.istockphoto.com/br/foto/blue-chip-manager-monitorar-efici%C3%AAncia-de-energia-gm689438412-126913153

Houve um tempo em que as empresas competiam por qualidade para se diferenciar das demais e conquistar espaço no mercado. Nos dias atuais, porém, a qualidade praticamente deixou de ser um diferencial competitivo e acabou se tornando um requisito para a sobrevivência das empresas.

Esse é um dado muito positivo, primeiro porque assim as empresas são obrigadas a buscar novas formas de se diferenciar. Quem ganha com isso é o consumidor, porque a tendência desse movimento é que surjam novos produtos que oferecerão uma relação custo-benefício cada vez melhor.

Além disso, a necessidade de se destacar no mercado pode levar a um movimento em que o controle de impacto ambiental feito pelas organizações se intensifica e universaliza. Em outras palavras, as empresas que não conseguem mostrar à sociedade que estão empenhadas em reduzir ou eliminar o impacto ambiental negativo de suas atividades, estão condenadas a perder clientes e comprometer seu futuro.

O que era uma preocupação das grandes empresas, governos e entidades governamentais deve chegar às médias e pequenas empresas como exigência competitiva e item de sobrevivência.

Qual o papel da assessoria ambiental?

A assessoria ambiental é um processo por meio do qual uma empresa terceiriza algumas práticas de controle ambiental dentro de outras empresas. A assessoria ambiental é responsável por identificar todas as atividades da empresa, mapear seus processos e indicar quais os pontos em que uma política de controle ambiental pode ser aplicada.

A assessoria se dedica a melhorar rotinas e, eventualmente, fazer o gerenciamento e até a execução de tarefas específicas. Os benefícios, além da melhora da imagem da empresa perante a comunidade, são a redução de custos, otimização de processos, melhora da organização e limpeza do ambiente, além de conscientização dos colaboradores, gerando benefícios à sociedade como um todo.

O papel das assessorias é vital na disseminação das políticas ambientais nas micro e pequenas empresas, que respondem por 85% da atividade econômica do País. Elas surgem em um ambiente de negócios em que as exigências são muitas para o empresário que, se fosse contratar gestores para satisfazer cada uma delas, tornaria seu negócio inviável financeiramente.

Por mais que seja vital ter uma política ambiental que contemple fontes limpas de energia, controle de descarte de materiais e redução da exploração de recursos naturais por meio de políticas como reciclagem e reutilização, para a maioria das empresas seria inviável ter um profissional especializado neste assunto. A assessoria é uma forma de customizar o serviço por um baixo custo, já que permite a utilização do profissional pelo tempo em que ele é necessário.

Diferença entre consultoria e assessoria ambiental

É importante não confundir assessoria com consultoria ambiental. A consultoria é um serviço prestado preferencialmente para médias e grandes empresas para análise de situações mais complexas. O papel do consultor ambiental é realizar o estudo de impacto ambiental e ajudar a empresa a estruturar o plano de controle ambiental.

O estudo de impacto é o mesmo feito pela assessoria, e visa identificar os pontos críticos dos processos inerentes à atividade da empresa com relação ao impacto ambiental. O plano de controle ambiental é um documento em que estão registrados todos os controles criados e aplicados pela empresa para atenuar o impacto ambiental. A diferença é que a consultoria apenas indica caminhos e não se envolve na rotina da empresa, ao contrário da assessoria ambiental.