Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Saiba como é feita a reciclagem de pneus

www.flickr.com/photos/myklroventine/3265009300

Feitos basicamente de borracha vulcanizada, os pneus podem se tornar verdadeiros vilões para o meio ambiente. Isso porque esse é um produto que geralmente é descartado de maneira incorreta — em geral, é apenas abandonado em um local qualquer —, causando diversos impactos ambientais.

Uma maneira bastante eficiente de amenizar este impacto está na reciclagem e reaproveitamento dos pneus usados. A recauchutagem, por exemplo, é uma maneira bastante popular de reutilizar os pneus. A técnica consiste na remoção, por meio de raspagem, da banda de rodagem desgastada e na colocação de uma nova banda. Este pneu recauchutado deverá ter a mesma durabilidade que um novo, sendo mais barato.

Os pneus descartados também podem ser reciclados e reutilizados para diferentes fins. O processo de reciclagem de pneus consiste na compactação e fragmentação do material, seguida de moagem. A borracha triturada é, então, utilizada na composição de misturas que darão vida à rodovias, calçadas, carpetes, muros, pisos de parques, solas de sapato, entre outros.

Outra opção bastante interessante é a queima dos pneus para geração de energia, uma vez que o poder calorífico do pneu equivale ao de um oleio combustível e é muito superior ao da madeira e ao de diversos outros materiais comumente usados para a queima. O produto pode ser queimado em fornos especialmente projetados para este fim.