Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Conheça os dois tipos de monitoramento ambiental

https://www.istockphoto.com/br/foto/tr%C3%AAs-cientistas-explorar-%C3%A1gua-no-lago-gm696272668-128816287

O planeta Terra está sempre passível a sofrer mudanças, apresentando efeitos no ar, nos rios e mares, no solo, nas áreas verdes e até mesmo na fauna e flora. Embora algumas dessas transformações sejam benéficas, outras acontecem de forma inesperada e representam um risco para todos os seres vivos.

O monitoramento ambiental é um conceito que está associado justamente pela ação de verificar esses acontecimentos a fim de prever qualquer risco que seja evidente para os seres vivos nas regiões afetadas. Para que o monitoramento funcione, porém, são utilizados métodos específicos e situações adequadas.

O que é monitoramento ambiental?

O monitoramento ambiental é um conjunto de medidas baseadas em medições, estudos, análises e aplicações sobre um determinado impacto natural. Mesmo que ele não represente nenhum perigo à vida na Terra, o monitoramento ambiental deve verificar a sua ocorrência, como ele aconteceu, o que influenciou na sua origem, a região onde ele se situa e possíveis alterações após o seu período.

Todas essas observações são registradas em relatórios em que profissionais especializados entregam essas auditorias ao poder público e privado para possíveis projetos de atuação na área. Seja para conscientização do público, readequação da região ou vistorias mais específicas com a contratação de técnicos do setor ambiental, o monitoramento ambiental precisa ser feito para expor a realidade de um impacto ambiental e alertar sobre a necessidade de se agir diante de determinado problema e reduzir a degradação do meio ambiente.

Tipos de monitoramento ambiental

Existem diferentes tipos de monitoramento ambiental que são usados em momentos distintos. A princípio são dois tipos, mas eles podem se mesclar ou então garantir uma proporção maior dependendo da situação.

Monitoramento ambiental em microescala

Este tipo de monitoramento ambiental é mais usado em proporções e espaços menores. Fábricas, áreas verdes urbanas, rios e lagos e outros locais menores são alguns dos campos de estudo para análise. Isso não significa que os efeitos negativos sejam em menor grau nesses lugares, mas o monitoramento ambiental em microescala foca mais em impactos ambientais que atingem pequenas concentrações do que em espaços maiores.

Monitoramento ambiental em macroescala

O monitoramento em macroescala tem uma expansão bem maior e observa ocasiões ambientais em locais amplos, como mares, zonas ambientais protegidas em âmbito estadual ou federal e outro tipo de espaço que afete o planeta em si. Um pouco diferente do tipo microescala, esse monitoramento ambiental já observa a proporção do problema, acompanha seu crescimento e utiliza ferramentas ainda mais eficientes para que a crise se encerre.

Seja realizado por órgãos ambientais, empresas públicas ou até ONGs, cada instituição deve agir de acordo com o registro de qualidade da ISO e IEC, para garantir que todas as ações para reverter a situação sejam amparadas da forma correta.