Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Entenda o que é diagnóstico ambiental e sua importância para uma empresa

https://www.istockphoto.com/br/foto/amostras-de-%C3%A1gua-do-rio-consumo-de-%C3%A1gua-abstra%C3%A7%C3%A3o-de-%C3%A1gua-desvio-de-%C3%A1gua-gm866470982-144074397

O diagnóstico ambiental é uma parte do estudo de impacto ambiental em que serão determinados os recursos utilizados por uma empresa e como eles influenciam (positiva ou negativamente) no meio ambiente. Ele leva em conta todo e qualquer dano que um empreendimento pode vir a causar, e deve ser realizado ainda na etapa de planejamento, antes mesmo da construção e do início das atividades.

Para que serve o diagnóstico ambiental?

O principal objetivo do diagnóstico ambiental é verificar se um empreendimento poderá exercer suas atividades sem interferir no meio ambiente. Ou, caso isso aconteça, o que é previsto como necessário para reverter ou amenizar essa situação. A ideia é garantir que as empresas atuem em conjunto com o ambiente, sem prejudicá-lo.

Essa pode ser considerada uma das etapas mais custosas do estudo de impacto ambiental, e exige um bom planejamento por parte do empreendedor. Trata-se de uma forma de mostrar que a empresa é ambientalmente responsável.

Como é feito esse diagnóstico?

Além de estudar toda a influência do projeto em relação ao meio ambiente, o diagnóstico ambiental analisa e descreve os recursos naturais que estão ali presentes. As etapas do processo envolvem:

  • Meio físico: água, ar, clima, solo, correntes atmosféricas e marinhas, topografia, recursos minerais presentes, hidrografia;
  • Ecossistemas naturais e meio biológico: leva em conta a fauna e a flora da região e como elas seriam afetadas pelo empreendimento;
  • Meio socioeconômico: uso do solo e a forma como é ocupado, como a água é e será utilizada e como funciona a economia da região. Leva em conta também questões sociais.

A partir desse diagnóstico, é então decidido se a empresa pode ou não executar suas atividades na região escolhida. O principal objetivo é que poucas mudanças sejam realizadas e que em sua maioria sejam positivas. É preciso que não apenas o empreendedor seja beneficiado, mas também a população e o meio ambiente.

Para ajudar no diagnóstico é interessante que o planejamento responda às seguintes perguntas:

  • O que será necessário e como será utilizado?
  • Como esses recursos serão adquiridos?
  • Onde esses recursos são adquiridos?
  • Qual o tempo, frequência e época do ano em que esses recursos serão utilizados?

Dessa forma fica mais prático definir no que exatamente a empresa afeta o ambiente e como isso pode ser evitado ou reduzido.

Qual a importância do diagnóstico ambiental para uma empresa?

Ao iniciar suas atividades, uma empresa não pode levar em conta apenas os lucros ou outras questões que podem vir em seu benefício: é preciso analisar a situação como um todo, com todos os envolvidos com o surgimento desse empreendimento.

O diagnóstico ambiental serve então para dar mais credibilidade para uma empresa, que demonstra responsabilidade ambiental. É a forma de mostrar que aquele negócio se preocupa com tudo que sua existência afeta: a população, as questões econômicas e, principalmente, a natureza.

Sem a realização do estudo de impacto ambiental, há o risco de se instalar em uma região a qual se esgotem os recursos naturais e se causem danos irreversíveis. Assim, uma empresa que realizar o diagnóstico ambiental sabe que está operando em total conformidade com o meio ambiente, sendo socialmente responsável.