Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Entenda a importância de uma análise de ciclo de vida para redução do impacto ambiental

https://www.gettyimages.pt/detail/foto/hands-protecting-recycle-sign-on-black-chalkboard-imagem-royalty-free/544110170

A redução do impacto ambiental é uma medida urgente, que deve ser buscada tanto pelas empresas como pelos cidadãos. Cada vez mais surgem técnicas inovadoras que pretendem auxiliar o meio ambiente, enquanto outras já estabelecidas seguem sendo aplicadas e necessitando de mais colaboradores. Um bom exemplo de método para ajudar nesse objetivo é a análise de ciclo de vida.

O ciclo de vida tem relação com os produtos fabricados pelas mais diversas empresas e segmentos. Esse processo engloba todas as fases pelas quais determinado produto passa, do início de sua concepção até seu descarte final. A avaliação ou análise de ciclo de vida (ACV) existe para entender de que maneira esse produto afeta o meio ambiente e quais efeitos negativos podem ser evitados ou, ao menos, reduzidos.

O ciclo de vida trata de questões muito amplas relacionadas ao produto. Dentre elas, inclui-se os materiais e energia gastos em sua fabricação, em seu transporte, em seu armazenamento, manutenção, venda, consumo e descarte. Além do produto em si, a embalagem deve ser averiguada atentamente.

Como funciona a análise de ciclo de vida?

As empresas que fazem essa avaliação se inspiram na Coca-Cola que, na década de 1970, decidiu implantar esse sistema para encontrar uma embalagem que fosse funcional e mais sustentável. Para fazer a ACV, é preciso levar em conta certas condições que devem fazer parte da vida do produto, de modo a identificar se elas estão ou não sendo cumpridas. Para tanto, usa-se muito os chamados 5 Rs da Sustentabilidade.

  • Refletir: trata-se de um exame do produto no geral, observando sua eficiência;
  • Reduzir: pensar em maneiras de reduzir o consumo de energia, de água ou de outros recursos naturais durante alguma etapa do ciclo;
  • Recusar: deixar de usar materiais que podem ser prejudiciais para o meio ambiente, dando sempre preferência aos itens biodegradáveis;
  • Reutilizar: pensar em formas de o produto, ou partes dele, ser reutilizado;
  • Reciclar: observar quais materiais no produto podem ser reciclados.

As empresas que fazem uso do ACV muitas vezes conseguem selos verdes de sustentabilidade, além de diminuir significativamente seus gastos depois de descobrirem as melhores saídas para seus impactos ambientais.