Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Entenda o que é pegada ecológica e seus principais objetivos

https://www.gettyimages.pt/license/597673690

A pegada ecológica é um mecanismo que foi criado na década de 90 com o propósito de dimensionar o impacto das ações humanos e do consumo para o planeta. O objetivo desta metodologia de contabilidade ambiental é quantificar a relação entre o consumo e a oferta de recursos naturais, de forma a oferecer um padrão crítico para que medidas sejam tomadas no sentido de equilibrar essa relação.

É justamente por meio do conhecimento a respeito dessa relação que as políticas públicas e atitudes individuais poderão ser adequadas à necessidade de equacionar o consumo, de modo a alinhá-lo à capacidade que a natureza tem de oferecer os recursos necessários para manter em curso as diversas atividades humanas, mas de uma forma consciente e equilibrada.

A pegada ecológica é um modelo capaz de determinar o volume de áreas produtivas que são necessárias para gerar recursos que mantenham o estilo de vida das pessoas e populações. A metodologia da pegada ecológica foi disseminada a partir da publicação do livro “Nossa pegada ecológica — reduzindo o impacto humano na Terra”, assinado por Mathis Wackernagel e William Rees, transpondo a fronteira dos círculos acadêmicos e dos movimentos em favor da sustentabilidade ambiental.

Consumo real x consumo desejado

Estima-se que a sociedade consuma 25% a mais do que a natureza tem capacidade de oferecer. Em outras palavras, podemos dizer que a natureza leva 15 meses para suprir os recursos que consumimos em 12 meses. Como consequência, há um déficit entre o consumo e a oferta de recursos naturais, o que tende a levar à saturação do meio ambiente e à provável precarização da vida humana no futuro.

A preocupante conclusão é de que o estilo de vida humano não é sustentável.

Como mudar a situação atual do planeta?

Caso as populações humanas não sejam capazes de reverter a situação atual, a estimativa é de que até 2050 o consumo dos recursos naturais seja o dobro do que o planeta pode suprir. Segundo estudo realizado pelo World Wildlife Fund (WWF), 35% das espécies desaparecerão da Terra como consequência desse desequilíbrio.

Para evitar este desastre para a vida no planeta, a pegada ecológica é uma ferramenta que pode oferecer um eficiente parâmetro de cálculo e adequação dos padrões e volume de consumo dos recursos naturais pela população humana.

Esse indicador deve servir para impulsionar pessoas e organizações na direção de uma política e hábitos de consumo sustentáveis, com impacto no estilo de vida, no modelo da atividade econômica e nas políticas governamentais, sejam elas globais, regionais ou locais.