Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O que é e como funciona uma estação elevatória de esgoto?

www.flickr.com/photos/governosp/13405146793/

Também conhecidas como EEEs, as estações elevatórias de esgoto são unidades de tratamento de esgoto que contam com bombas hidráulicas e tanques que aumentam a pressão do líquido em um sistema de captação ou distribuição da água limpa ou proveniente de efluentes e esgotos. Desse modo, é possível bombear água de áreas mais baixas para sistemas de tratamento que estão em um nível mais elevado.

Para que a água seja elevada, é necessário que passe por um filtro e uma peneira para retirada de resíduos sólidos. Isso evita que grandes volumes de sujeira se acumulem e provoquem entupimento e problemas estruturais nas tubulações. Além disso, a água já fica preparada para ser tratada em reatores biológicos e decantadores.

O trabalho da estação elevatória de esgoto é muito importante, especialmente se levarmos em conta o caminho percorrido pela rede de esgoto que, antes de chegar até a estação de tratamento, passa por ramais residenciais e tubulações variadas, carregando diversos resíduos sólidos.

Como funciona uma estação elevatória de esgoto

A estação elevatória é formada por bombas, válvulas e equipamentos elétricos capazes de bombear a água de uma área mais baixa para sistemas de tratamento em níveis mais elevados. A EEE pode funcionar como reservatório, para a coleta de água e efluentes do solo, em operações com variação de vazão e em ambientes industriais.