Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Saiba como deve ser feito o descarte de embalagens de aerossol

www.flickr.com/photos/samagnew/6984576502

Já parou para pensar como as embalagens de aerossol estão presentes em nosso dia a dia? Produtos de limpeza, de cuidados automotivos, inseticidas, artigos de higiene pessoal, e vários outros itens presentes em nossa rotina e que são descartados também diariamente e em grandes quantidades. Mas, o que pouca gente sabe é qual impacto ambiental todas essas embalagens de aerossol causam.

O aerossol possui alta capacidade de inflamável e reativa, além de ser um material comprovadamente tóxico e de difícil controle. Quando superaquecido em uma temperatura superior a 50˚C, por exemplo, ele pode explodir e disparar estilhaços e gases no ambiente.

Além disso, os gases presentes nas embalagens de aerossol podem ser prejudiciais para o solo e para o ar. A indicação é procurar coletores especializados, que trabalham com tambores específicos para este fim. Os tambores para descarte de embalagens de aerossol são homologados dentro de rigorosos padrões de segurança, garantindo segurança para o meio ambiente e para quem trabalha recolhendo o descarte.

Essa medida de segurança foi criada após diversos casos de contaminação em cooperativas de lixo, onde as pessoas que separavam o alumínio do plástico para a venda se contaminavam pela ausência dos equipamentos de segurança necessários para o trabalho. Eram comuns casos de irritação de pele, problemas respiratórios e digestivos, lapsos de memória, tremores, além de outros sintomas associados ao contato com os gases do aerossol.

Cuidados importantes para o descarte de embalagens de aerossol

  • Mantenha as embalagens em locais com temperatura amena;
  • Evite manter produtos deste tipo no interior do carro;
  • Jamais fure a lata, uma vez que a pressão interior continua grande mesmo após o produto acabar;
  • Antes de descartar a embalagem, verifique se a mesma está completamente vazia.