Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Confira a importância da educação ambiental

pt.depositphotos.com/9341271/stock-photo-earth-elements-of-this-image.html

A educação ambiental é considerada um dos pilares da preservação ambiental, uma vez que visa conscientizar a população sobre a importância do meio ambiente e a melhor forma de usufruir dos benefícios que nos são oferecidos.

No Brasil, a proposta de educação ambiental foi implantada em 1999, fazendo com que muitas escolas aderissem ao cumprimento da lei número 9.795, sancionada no dia 27 de abril daquele ano, instituindo a política nacional referente à sustentabilidade.

Como é aplicada a educação ambiental?

A maneira mais comum de aplicar a educação ambiental é incluindo o assunto nas escolas, conscientizando as crianças e adolescentes sobre os impactos ambientais e problemas que podem ocorrer caso não haja a devida atenção com práticas cotidianas de toda a população.

A maneira mais prática e viável de aplicar a educação ambiental nas escolas consiste na realização de projetos que promovam o envolvimento dos alunos com a questão ambiental. A educação ambiental também pode ser aplicada em empresas e condomínios, com a criação de programas de conscientização e coleta seletiva.

O governo também realiza projetos para educação ambiental, por meio de publicidades com o intuito de atingir a população de diferentes classes sociais, permitindo que todos possam obter acesso a conhecimentos voltados à preservação do meio ambiente e dos recursos presentes nele.

Qual a importância da educação ambiental?

A educação ambiental tornou-se lei no Brasil, justamente por conta de sua imensa importância para minimizar os problemas relacionados à exploração ambiental. Nos dias atuais, já é possível notar consequências como mudanças climáticas extremas — falta de chuvas e calor excessivo, por exemplo.

Neste contexto, a educação ambiental incentiva a mudança de hábitos para adotar um estilo de vida mais sustentável e benéfico ao ecossistema. Esse tipo de conscientização também faz com que a população perceba os erros que está cometendo em relação ao ambiente, buscando soluções para cada problema.