Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Saiba quais são os efeitos dos agrotóxicos no organismo humano e quais são os níveis aceitáveis

Amplamente utilizados na agricultura, os agrotóxicos são produtos químicos capazes de matar e impedir a proliferação de insetos, ácaros, moluscos, roedores, fungos e demais formas de vida prejudiciais à saúde e à plantação. Substâncias reguladoras de crescimento, fertilizantes sintéticos, hormônios, desfolhantes e dessecantes também entram na categoria dos agrotóxicos.

Flickr.com / plumandjello Amplamente utilizados para controlar pragas, os agrotóxicos podem ser prejudiciais à saúde do consumidor.

Embora esse tipo de produto seja muito importante para controlar pragas e evitar doenças, sua aplicação também pode acarretar problemas para a saúde do consumidor. Isso porque há agricultores que fazem uso indiscriminado dos agrotóxicos, muitas vezes ultrapassando os níveis considerados aceitáveis pelo corpo.

Atualmente, há um grande debate sobre a utilização de agrotóxicos na agricultura e quais substâncias são menos nocivas à saúde. Muitos pesquisadores acreditam que não existem níveis seguros para o uso dos produtos, dado que sua aplicação compromete não apenas os alimentos, mas também o solo e a água.

Confira os três principais tipos de intoxicação relacionada à utilização de agrotóxicos:

Intoxicação aguda: pode se manifestar de forma leve, moderada ou grave, dependendo da toxicidade do produto. É caracterizada pelo rápido aparecimento de sintomas como intensa dor de cabeça, náusea, tontura, vômitos, cólica abdominal e salivação e sudorese aumentada. Casos graves podem, ainda, apresentar insuficiência respiratória, arritmias e coma.

Intoxicação subaguda: geralmente associada à exposição pequena ou moderada a produtos com alta ou média concentração de tóxicos, este tipo de intoxicação pro agrotóxicos apresenta sintomatologia mais lenta. Em geral, os sinais são os mesmos da intoxicação aguda.

Intoxicação crônica: seu surgimento é tardio, geralmente após meses ou anos, e está relacionado à acumulação de danos em decorrência de repetidas exposições ao toxicante. Nesse caso, o quadro clínico costuma ser irreversível, manifestando-se por diversas patologias que afetam os órgãos, como tumores e problemas hepáticos.

Para evitar a intoxicação por agrotóxicos, a dica é conhecer a origem dos alimentos consumidos. Além disso, jamais deixe de lavar bem os vegetais em água corrente e fervê-los sempre que possível. Outra ideia interessante é montar sua própria horta orgânica (saiba como em “Como fazer uma horta orgânica em casa”).