Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Para que serve uma auditoria de sistema de gestão ambiental e seu papel em empresas brasileiras

https://www.istockphoto.com/br/foto/bra%C3%A7o-ativar-energia-e%C3%B3lica-no-centro-de-energia-vire-gm471369686-62729672

A Auditoria de Sistema de Gestão Ambiental é um processo de administração que confere um maior destaque para a sustentabilidade, uma vez que seu intuito é sanar questões de cunho ambiental e prevenir possíveis consequências drásticas referentes aos processos de produção empresarial.

É possível adotar uma definição mais ampla, denotando o Sistema de Gestão Ambiental como uma parte do sistema de gestão que engloba a estrutura organizacional, as responsabilidades, as práticas, os procedimentos, os processos e os recursos, de modo a efetuar a manutenção da política ambiental empresarial. O intuito desse sistema de gestão é reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades empresariais.

Como é feita a auditoria de sistema de gestão ambiental?

Em sua etapa inicial, é realizado um amplo mapeamento de todas as atividades efetuadas pela empresa. Com isso, é possível detectar quais são as ações que afetam de alguma maneira o meio ambiente.

Após a devida identificação de tais aspectos, são estipuladas formas de controles e elaboradas algumas propostas de soluções tecnológicas com o objetivo de monitorar e reduzir tais impactos. Essas propostas são baseadas em exigências legais, sempre de acordo com a atividade da empresa.

O estabelecimento dessas propostas irá constituir a Política Ambiental da empresa, que tem a importância de incentivar e divulgar os passos da gestão ambiental. No final do processo de implementação a empresa então realiza a auditoria ambiental e obtém uma certificação ambiental.

Vantagens da adoção de uma auditoria de sistema de gestão ambiental

Os resultados obtidos por uma empresa que já aderiu a um sistema de gestão ambiental podem ser vistos na questão da sustentabilidade e demais benefícios ecológicos. Como exemplo disso, os recursos naturais passam a ser utilizados de forma organizada e racional, impossibilitando o desperdício e fazendo um bom uso da matéria-prima.

É detectado também um aumento do consumo consciente de água e de energia elétrica, bem como a adoção de métodos de reciclagem que diminuem o descarte inadequado de resíduos. Diante de tais benefícios, é possível aferir que a qualidade dos produtos e serviços prestados pela empresa aumentam.