Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Como é utilizada a biomassa no Brasil?

www.flickr.com/photos/fotos_dos_ornelas/2149063022/in/photostream

Conceitualmente descrita como um conjunto de substâncias orgânicas (animais e vegetais), a biomassa é uma alternativa eficaz e sustentável de produção e distribuição de energia. No Brasil, a biomassa é obtida pela combustão de lenha, resíduos florestais, bagaço da cana-de-açúcar, resíduos agrícolas, excrementos de animais, casca de arroz, além de várias outras matérias orgânicas.

A biomassa é uma fonte energética renovável e que não agride o meio ambiente, desde que todos os passos de sua obtenção sejam controlados. O processo é bastante simples de entender: durante a decomposição das substâncias orgânicas é liberado CO2 que, por sua vez, é transformado em hidratos de carbono, graças à fotossíntese.

Onde é utilizada a biomassa no Brasil?

A principal vantagem de utilização da biomassa no Brasil é sua capacidade de auxiliar no desenvolvimento de novas matrizes energéticas. Sua matéria-prima é atualmente utilizada em diversos biocombustíveis, como o biogás, bio-óleo, biodiesel, BLT, entre tantos outros. Além disso, especialistas indicam que a biomassa já responde a 30% de toda a demanda energética do país, sendo utilizada na indústria cerâmica, na redução de ferro tipo gusa em siderúrgicas e também como combustível limpo para fábricas de cimento na região Nordeste.

Vantagens da biomassa

Além da questão ambiental, a biomassa apresenta diversas outras vantagens se compararmos às fontes tradicionais de energia. Sua produção, por exemplo, apresenta um custo de operação considerado baixo e o produto pode ser facilmente transportado e armazenado. Sua eficiência energética é considerada alta e a emissão de gases poluentes é baixa.