Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Descubra por que é importante reciclar

pt.depositphotos.com/36814887/stock-photo-recycling.html

Conforme a população do planeta aumenta, cresce também a quantidade de lixo produzido. Porém, ao longo das décadas, foram descobertas novas maneiras de reaproveitar estes materiais que iam diretamente para os lixões, como plástico, papel, metais, vidro e madeira. Este processo recebe o nome de reciclagem.

Muitos desses componentes, quando não recebem tratamento adequado e não são encaminhados para a reciclagem, demoram décadas e até séculos para se decompor. O acúmulo dessas substâncias no meio ambiente causa poluição, degradação ambiental e prejudica todo o ecossistema terrestre. Além disso, a reciclagem evita o esgotamento de matérias-primas, uma vez que reaproveita o material para outros fins, em vez de simplesmente descartá-lo e retirar um novo material da natureza.

Além de ser ecológica, a reciclagem é fundamental para a economia. Isso porque o setor gera renda a muitas famílias, seja durante a coleta, na linha de produção ou mesmo para artesãos. Outra vantagem da reciclagem é a redução no consumo de água e energia elétrica, pois gasta-se menos recursos ao reaproveitar os materiais do que a extração.

Vale ressaltar que a reciclagem não se limita apenas ao lixo inorgânico e madeira: até mesmo o óleo de cozinha pode ser reciclado e transformado em sabão. Sem contar o lixo orgânico, que pode se tornar compostagem (adubo orgânico), fortificando o solo e ajudando a reter umidade.