Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Faça móveis de madeira reciclada

pt.depositphotos.com/15637143/stock-photo-flowers-pallet.html
www.flickr.com/photos/128199777@N08/16035101775

Papel, vidro, plástico e metal são materiais com destino certo nas cooperativas de reciclagem. Em casa, eles também podem ser transformados em inúmeros objetos e adquirir novas utilidades no dia a dia. Porém, existe outro elemento que precisa da mesma atenção, mas muitas vezes é descartado de maneira incorreta: a madeira.

A reutilização e reciclagem de madeira são ações que reduzem a necessidade de cortar novas árvores e de descartar o material no meio ambiente. Além disso, a extração da madeira tem outras desvantagens ambientais, como a geração de resíduos ao retirar as árvores, no transporte, na serraria e na indústria.

Muitas peças de madeira que já tiveram determinado uso podem ser transformadas e reutilizadas em casa, dando vida a móveis criativos e originais. Esse processo é denominado upcycling. Confira algumas ideias abaixo:

Pallets

Os pallets, bastante comuns em depósitos e mercados, são muito versáteis. Com eles, é possível mobiliar praticamente todos os ambientes da casa, montando camas, sofás, mesas, poltronas, prateleiras, estantes e divisórias. Aproveite-os como estrutura e invista em colchão, assentos e almofadas confortáveis.

Carretel

Já os carretéis podem ser transformados em diversos tipos de mesa de apoio, de centro e até mesmo de jantar. Aproveite o tampo original ou encomende um de vidro sob medida.

Barril

A maneira mais comum de reutilizar barris de madeira como móveis é tornando-os uma mesinha. Porém, engana-se quem pensa que para por aí: poltronas, bancos, berço para bebê e casinha para cachorro ganham vida graças à criatividade.

Escada de madeira

Escadas de madeira e algumas tábuas dão origem a estantes originais, inseridas em qualquer ambiente da casa. Mas não é só isso: a peça também pode ser usada como prateleira, porta-revistas, porta-toalhas e até para suspender luminárias.

Caixotes

Os caixotes são multiuso e podem ser reaproveitados conforme a criatividade e a inspiração. Além de nichos e estantes, eles viram mesas, racks e móvel para o quarto do bebê.