Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Como é feita a reciclagem de sacolas plásticas

www.flickr.com/photos/25396215@N00/428681674

Embora possam ser muito úteis no dia a dia, as sacolas plásticas podem danificar o meio ambiente. Isso porque não são raros os casos de bueiros entupidos ou rios, parques e florestas contaminados com sacolas de plástico.

Para amenizar esses impactos ambientais, a reciclagem de sacolas plásticas é uma alternativa eficaz e que pode ser realizada tanto por cooperativas especializadas como pelos próprios consumidores.

Nas cooperativas, a reciclagem de sacolas plásticas consiste no recolhimento do material, separação, higienização e transformação do mesmo em um produto que voltará para a cadeia de consumo. Para quem deseja contribuir, é possível reutilizar as sacolinhas em casa, seja utilizando-as nos cestos de lixo ou para embalar roupas sujas da academia.

Artesanato com sacolas plásticas

Outra maneira bastante interessante de reutilizar sacolas plásticas é colocar a criatividade à prova e se dedicar ao artesanato. Você pode, por exemplo, confeccionar uma sacola para compras que é muito mais resistente que a sacolinha convencional e pode ser utilizada nas suas próximas compras, reduzindo o consumo de novas sacolinhas.

Para isso, separe diversas sacolas de plástico, papel manteiga e ferro elétrico. Comece cortando as alças e o fundo de uma sacola, até que fique no formato retangular. Coloque de seis a oito camadas de sacolas plásticas (dobradas) sobre este retângulo e, em seguida, pegue duas folhas de papel manteiga e coloque-as “abracando” as sacolinhas, como se fosse um sanduíche.

Passe o material com ferro elétrico, dando especial atenção às beiradas. O calor do ferro vai derreter levemente o plástico e fazer com que as sacolas grudem entre si. Deixe um dos lados abertos para formar a abertura da bolsa.