Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
latas de aerossol

Aprenda como descartar latas de aerossol

Latas de aerossol estão presentes no mundo inteiro! Empresas utilizam este tipo de embalagem para fabricação de inseticidas, desodorantes, medicamentos, tintas, e muitos outros.

No Brasil, o consumo de aerosol chega aproximadamente a 415 milhões. No entanto, somente 1% disso segue para destinação correta, sendo reciclado.

As embalagens de aerossóis possuem elementos químicos que são perigosos, como o zinco, chumbo, manganês, cádmio, níquel e mercúrio. Tal química traz riscos para a saúde do ser humano e animal, além de contaminar todo o meio ambiente.

Devido aos prejuízos que os aerossóis podem causar ao planeta, a população que o consome e suas empresas, precisam se preocupar com a logística reversa, uma das determinações segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O ser humano precisa conhecer e entender que a reciclagem é a melhor alternativa para evitar problemas como estes. A destinação para tal resíduo deve ser feita para empresas especializadas e cooperativas específicas para este serviço.

No entanto, antes de mais nada, você precisa se atentar a alguns fatores antes de enviar seus produtos para cooperativas e empresas especializadas na descaracterização dos aerossóis, pois as latas de aerossol liberam jato contínuo de tinta, líquidos ou gás propulsor.

Descarte latas de aerossol vazias

Primeiramente, antes de enviar, certifique-se de que a lata esteja realmente vazia, não contendo líquido algum.

Lave as latas de aerossol vazias

Antes de reciclar, lave as latas de aerossol vazias e envie para uma recicladora.

Descarte direto no lixo

Latas de aerossol que não possuem líquido algum não é um problema para as empresas de coleta. Mas sim as que contêm líquidos, pois podem ocasionar explosões no caminhão da coleta.

Descartando latas cheias ou semi cheias

O importante é usar o produto até que a lata esteja vazia, mas se não puder fazê-lo, doe para alguém fazer uso. Agora, se você possui latas de tinta em spray que não usa mais, dê para estudantes ou artistas da sua cidade. Eles vão saber fazer bom uso!

Mas onde descartar?

Procure municípios perto da sua casa que recolham produtos perigosos, pesquise pontos de coleta ou até mesmo ligue para a empresa do produto para verificar se os mesmos não recolhem.

Perigos para a saúde

A principal preocupação para cooperativas é a saúde de seus funcionários, pois os mesmos trabalham no processo de recolhimento das embalagens, que muitas vezes estão contaminadas com produtos químicos.

Por este motivo, empresas operam com máquinas que furam as latas a fim de retirar substâncias presentes no interior. Isso evita que doenças graves como irritação de pele, danos respiratórios, distúrbios digestivos e muitos outros, atinjam os funcionários.

Faça o descarte correto dos seus resíduos aerossóis e ajude a salvar o planeta!