Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Passo a Passo: reciclagem com rolo de papel higiênico

www.reciclagemnomeioambiente.com.br/como-fazer-porta-treco-de-rolo-de-papel-higienico
www.revistaartesanato.com.br/papai-noel-de-feltro-com-rolo-de-papel-higienico
www.pragentemiuda.org/2012/08/borboleta-com-reciclagem-de-tubo-de.html

Embora o papel higiênico seja um produto de uso específico, muitas pessoas esquecem que o tubo de papelão que fica no meio do rolo pode ser reaproveitado para a confecção de novos produtos e, assim, reduzir os impactos ambientais associados ao uso e descarte desse material.

Existem diversas formas divertidas de reutilizar o rolo de papel higiênico. Confira algumas dicas abaixo:

Para organizar a casa

O rolo de papel higiênico pode se transformar em porta-pincel, porta-trecos, estojo, porta-guardanapos e organizador de fios e canetinhas.

Para isso, basta revestir o tubo de papelão com tecidos e/ou tinta acrílica. Em seguida, dobre uma das pontas para fazer a base e cole com cola quente. Quando secar, seu porta-trecos estará pronto!

Decoração

Procurando enfeites de Natal e Páscoa? Com rolos de papel higiênico tudo fica mais fácil e barato!

Corte os tubos de papelão no tamanho desejado e, com as sobras, modele o gorro do Papai Noel, por exemplo.

Use tinta acrílica para pintura do tubo e algodão para a barba. Seu enfeite natalino está pronto!

Outra ideia legal é confeccionar mandalas de parede. Para isso, corte o rolo em várias partes, cada uma com cerca de dois a três centímetros de largura. Em seguida, dobre as tiras ao meio e brinque de unir as peças de modo a formar pétalas e formas. Utilize cola branca ou cola quente e pinte as peças com tinta para dar um efeito mais bonito.

Borboletas de brinquedo

Animais feitos a partir de tubos de papelão são brinquedos que contribuem para a educação ambiental das crianças. Conceitos como reciclagem, sustentabilidade e reaproveitamento podem ser explorados nesta brincadeira artesanal.

Distribua os tubos – um para cada criança – e ensine-as a cortar de forma que quatro tirinhas sejam modeladas para serem as asas da borboleta. Pinte cada parte de acordo com a criatividade! Com cola branca ou cola quente, fixe cada parte de acordo com o formato do animal. Pronto! Sua borboleta está prontinha!