Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Reaproveitando sobras de madeiras: veja 4 dicas de como aproveitar o material

https://www.istockphoto.com/br/foto/mob%C3%ADlia-ao-ar-livre-de-p%C3%A1lete-diy-gm864896130-143722285

O uso de madeiras, seja em pequenas reformas em casa ou na produção de grandes itens, proporciona uma série de peças pequenas e sobras de madeiras — que, em geral, não são utilizados e vão parar no lixo. Este desperdício pode proporcionar uma grande perda, não apenas de material, mas de matéria-prima. Como consequência, é necessário que mais árvores sejam cortadas para compensar este desperdício.

Para evitar que isso aconteça, é importante que todas as sobras de madeiras e pedaços que não foram utilizados no projeto principal sejam reaproveitados, podendo dar origem a peças novas e objetos muito bonitos. Confira a seguir algumas dicas de como produzir objetos por meio da reciclagem de madeira:

Dicas para reaproveitar sobras de madeira

Estantes e prateleiras

As sobras de madeira são excelentes para a produção de pequenas estantes ou prateleiras, que são muito fáceis de fazer: basta juntá-las no formato certo, utilizando pregos ou cola específica para madeira. Essas estantes e prateleiras podem ser decoradas ou enfeitadas da maneira que você mais gostar, fazendo com que elas se tornem sejam peças personalizadas na decoração.

Banquinhos

Outro tipo de peça que pode ser facilmente confeccionada por meio do reaproveitamento das sobras de madeira são banquinhos — que podem ser utilizados na decoração de uma sala ou cozinha, além de serem extremamente funcionais, pois podem servir de apoio para peças de decoração ou itens utilizados no dia a dia.

Assim como as estantes, os banquinhos também podem ser decorados de acordo com o gosto particular de cada pessoa, modificando-se seu tamanho ou formato, deixando-o mais adaptado ao espaço em que será utilizado.

Brinquedos

Além de móveis de madeira reciclada, é possível utilizar os pequenos pedaços descartados parta dar origem a brinquedos capazes de divertir e estimular a criatividade das crianças.

Os pedaços de madeira podem ser lixados e moldados em cubos e paralelepípedos, dando origem a blocos de montar que farão com que as crianças possam explorar diferentes formas de se divertir com as peças.

Porta canetas

Um dos itens mais utilizados em escritórios são os porta-canetas, que podem ser feitos a partir de vários materiais diferentes, inclusive as sobras de madeira. Com a produção de porta canetas em madeira, esta peça poderá ter um acabamento muito mais bonito, sendo utilizado também para decorar o ambiente.