Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Recicle e aprenda como fazer um filtro de garrafa PET

Para quem deseja contribuir com a sustentabilidade e diminuir os impactos ambientais associados ao descarte de lixo, aproveitar materiais para confeccionar novos produtos pode fazer toda a diferença. Uma maneira fácil de começar é utilizando garrafas PET para fazer filtros residenciais:

Filtro de garrafa PET: materiais necessários

  • Garrafa PET;
  • Algodão;
  • Areia (a mesma utilizada em aquários);
  • Pedras (as mesmas utilizadas em aquários);
  • Carvão em pó;
  • Tesoura.

Como montar um filtro de garrafa PET?

O primeiro passo para montar um filtro de garrafa PET é cortar a garrafa em duas partes, sendo que a parte do gargalo deve ter mais ou menos 20 centímetros. Na sequência, corte a parte superior do gargalo e preencha este espaço com algodão.

Pegue o bico da garrafa e forre a área com uma camada de carvão em pó, outra de areia e, por último, uma camada de pedras de aquário. Depois, é só encaixar esta parte das camadas com a outra metade da garrafa PET (vazia). É justamente esta metade que servirá como reservatório para a água filtrada. Após todos estes processos, você já pode utilizar seu filtro de garrafa PET.

Sustentabilidade

Além da possibilidade de ter um filtro de qualidade em sua casa, fazer um filtro de garrafa PET contribui diretamente para a preservação da natureza. Isso porque o consumo de bebidas em geral é constante, assim como a geração de lixo. Ao reaproveitar este material, você impedirá que mais garrafas sejam descartadas na natureza e, assim, contaminem rios e habitats.