Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Reutilização do lixo: 8 ideias de como reaproveitar materiais descartados

https://www.istockphoto.com/br/foto/group-of-recycled-cans-gm544981328-98079449

Um dos grandes desafios na busca pela sustentabilidade ambiental é o reaproveitamento de resíduos que são produzidos e descartados diariamente. Isso porque a maioria das pessoas já está acostumada a simplesmente descartar aquilo que acreditam ser lixo, sem considerar se o material pode ter uma utilidade diferente ou até mesmo ser usado para a produção de um item totalmente novo.

Seja por meio da reciclagem, do upcycling ou do simples reaproveitamento, dar uma nova utilidade a um material usado é uma ação que ajuda a minimizar a exploração dos recursos naturais e a reduzir a quantidade de lixo que é encaminhado para os já lotados lixões e aterros sanitários. Conheça, a seguir, algumas ideias simples de como reaproveitar materiais que são comumente descartados no dia a dia:

Ideias para reaproveitar materiais que seriam descartados

Saquinhos de sílica

Muitas bolsas e remédios vêm com saquinhos de sílica para ajudar em sua conservação. Por absorver bem a umidade, esse composto químico evita também a deterioração de papéis e o surgimento de bolor. Em adição, ainda servem para secar eletrônicos como câmeras fotográficas e celulares. Ou seja, trata-se de um objeto que pode ter várias finalidades no seu cotidiano.

Jornais antigos

Ter jornais guardados é sempre uma boa ideia, pois eles são bastante versáteis. Por exemplo, o papel retém bem os líquidos e pode ser colocado embaixo de toalhas de mesa se houver algum derramamento de bebida.

Garrafas (de plástico e de vidro)

Se você tem uma varanda ou jardim, uma recomendação é transformar garrafas de plástico em comedouro para pássaros. Já as garrafas de vidro se tornam vasos de flores charmosos.

Sacolas plásticas

O ideal é que o uso das sacolas plásticas seja evitado o máximo possível. Para isso, você pode carregar uma sacola ecológica sempre que for fazer compras e guardar as compras menores em sua própria bolsa do dia a dia. No entanto, se precisar pegar uma sacola plástica, depois use-a para proteger suas mãos enquanto lava a louça. Com isso, você não precisará mais de luvas de borracha. Por sua vez, sacos plásticos menores podem evitar que os seus sapatos mais delicados estraguem em caso de chuva: basta enrolar os calçados para que eles não molhem.

Roupas usadas

Jeans e outros tecidos pode ser reaproveitados para a confecção de novos objetos. Use sua criatividade para criar almofadas ou bolsas cheias de estilo.

Saquinhos de chá

Após fazer aquela xícara de chá deliciosa, guarde os saquinhos usado. O material funciona bem na limpeza da casa, especialmente para remover manchas em vidros e tapetes.

Embalagem de plástico

Quando terminar um produto de limpeza, recorte a embalagem de plástico e crie uma pá para recolher sujeira. Para facilitar o processo, aproveite a alça da embalagem como referência para o pegador da pá.

Caixotes de feira

Outro modo de reutilização de lixo é na decoração da sua casa. Se você juntou algumas caixas de feira, que tal incorporá-las na sala como uma prateleira ou estante? O resultado é muito moderno, além de prático.