Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Aprenda como fazer um sistema hidropônico caseiro

pt.depositphotos.com/32799433/stock-photo-hydroponic-vegetable-on-hand-in.html
pt.depositphotos.com/9611592/stock-photo-the-organic-hydroponic-vegetable-garden.html

A hidroponia consiste no cultivo de plantas sem utilizar terra ou resíduos sólidos para o desenvolvimento das mudas. O sistema hidropônico utiliza apenas água e uma solução de nutrientes que oferecem tudo o que é necessário para o desenvolvimento e crescimento das plantas.

Em geral, as plantas do sistema hidropônico são cultivadas em estufas e ficam suspensas em forma de jardim vertical.

Como fazer uma horta hidropônica de alface

Materiais:

  • 1 pote de sorvete;
  • 1 vasilhame de água de 5 litros;
  • 1 rolo de fita adesiva de alumínio;
  • Estilete;
  • kit de adubos nutrientes e mudas de alface próprias para hidroponia.

Modo de Fazer:

Comece fazendo um corte no centro da tampa do pote de sorvete, do tamanho da tampinha do vasilhame de água. Em seguida, corte o bico de uma garrafa d’água e faça um pequeno funil. Agora faça dois pequenos cortes na tampinha da garrafa de água, deixando uma divisória no meio. Encaixe a tampa no funil e reserve.

Depois, pegue a fita adesiva de alumínio, passe na tampa e ao redor de toda embalagem de sorvete, deixando apenas o furo na tampa livre. Em seguida, coloque 2 litros de água no pote de sorvete, inclua 10 ml de cada um dos nutrientes do kit de adubos e mexa até incorporar. (Veja abaixo como diluir os produtos).

Para finalizar, coloque a tampa de sorvete na embalagem e o funil no buraco feito no centro da tampa. Pegue uma muda de alface e coloque no funil. Verifique se a raiz está em contato com a água e sua primeira horta hidropônica está pronta!

Sobre o kit de adubos nutrientes

Este kit é composto por cinco pacotes de nutrientes (nitrato de potássio, nitrato de cálcio, sultafo de magnésio, fosfato monoamônio – MAP e micronutrientes) e cada item precisa ser dissolvido separadamente.

Manutenção do sistema hidropônico caseiro

A cada 2 ou 3 dias, é necessário repor a água do pote de sorvete. Para facilitar, a dica é já deixar os nutrientes dissolvidos e apenas ir repondo conforme a necessidade da planta.