Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O que é casa container?

www.flickr.com/photos/rkimberly/3588119558

Não, você não leu errado: um container que vira casa. Nos últimos tempos, este conceito vem ganhando cada vez mais popularidade entre pessoas que procuram uma opção de moradia sustentável.

A casa container apresenta muitos benefícios para o ambiente, sendo que a principal delas é o reaproveitamento do container, impedindo que ele seja descartado de forma incorreta no meio ambiente.  Para se ter uma ideia da importância ecológica da casa container, uma só moradia deste tipo pode impedir até 90 anos de contato da estrutura com a natureza.

Outro ponto que vale a pena ser considerado é que a casa container dispensa o uso de diversas outras matérias-primas que seriam utilizadas na construção de uma casa de alvenaria, tais como: areia, cimento, ferro, tijolos, pedras e até mesmo de água. Todos estes materiais também geram um grande volume de entulho, que é minimizado pela casa container.

No que diz respeito às questões financeiras, a casa container é uma opção totalmente viável, uma vez que consome cerca de 35% de um orçamento destinado a compra de imóveis, construção, acabamento, etc.

É possível morar de verdade em uma casa container?

Sim, mas alguns cuidados são necessários para garantir conforto e segurança aos moradores. O principal detalhe diz respeito ao acabamento em virtude da sensação térmica, uma vez que um container é fabricado em aço e não garante um ambiente quente e confortável durante noites mais frias. Neste caso, é necessário que seja feito um revestimento interno adequado.

Outro ponto fundamental para quem deseja morar em uma casa container é a documentação: a legislação brasileira exige laudos que comprovem a inexistência de substâncias tóxicas que possam colocar a saúde das pessoas em risco, em razão da utilização anterior do container.

Principais vantagens sustentáveis da casa container

  • Evita que o solo do terreno seja afetado, uma vez que dispensa fundações. Além disso, o container fica sempre em cima de uma estrutura que não agride o solo;
  • Possibilidade de reaproveitamento da água da chuva, pois existem diversos projetos acessíveis para instalação de captadores de água em containeres;
  • A estrutura de aço do container normalmente apresenta uma vida útil que pode chegar a 90 anos, ou seja, a casa impede que a natureza tenha que se desgastar suprimindo uma estrutura tão resistente e que contaminaria rios e destruiria ecossistemas inteiros.

Outras formam de moradia sustentável bastante interessantes são as casas de bambu ou o sistema de construção Wood Frame.