Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Energia limpa e inesgotável: as vantagens da energia eólica

PROCURAR FOTOS

A tecnologia sustentável, aquela que busca alternativas que gerem o menor impacto possível ao meio ambiente, tem sido cada vez mais estudada. Nesse cenário, inserem-se as energias renováveis, isto é, aquelas que são originadas por fontes naturais que não se esgotam.

A energia eólica, por exemplo, é originada pelo vento através dos chamados Aerogeradores, são eles, portanto, que transformam a energia cinética do vento em energia elétrica. Esta fonte de energia apresenta alguns pontos positivos.

O primeiro deles já foi citado: é uma fonte inesgotável. O segundo é o fato de não contribuir para o aquecimento global, uma vez que seu processo não gera resíduo nem emite gases poluentes. Além disso, o impacto ao meio ambiente é baixíssimo.

Falando em custos, a energia eólica também apresenta vantagens, pois ela é, nos dias de hoje, a fonte de energia mais barata que existe.

O Brasil já investiu bastante nessa fonte de energia por meio da construção de 40 parques eólicos no país, embora, segundo o relatório de 2011 da Global Wid Energy Council, o Brasil possua uma capacidade 40 vezes menor que a dos chineses, os quais lideram a capacidade eólica mundial com 62,7 mil MW (26,3% da participação global).

Ainda de acordo com o relatório, seguida da China está os Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Índia. Nesse ranking, que apresenta os 10 países que possuem as maiores capacidades eólicas do mundo, o penúltimo lugar é ocupado pelo Canadá, o qual acumula um total de 5,2 mil MW, o que corresponde a 2,2% do potencial mundial, e o último por Portugal (1,7% do potencial mundial).

O relatório apresenta ainda o seguinte dado: no período de 15 anos, a capacidade eólica mundial deixou de ser 6,1 GW e alcançou 238,4 GW, o que corresponde a 17 hidroelétricas de Itaipu.

Em suma, é fato que a energia eólica apresenta vantagens bastante relevantes, entretanto, ela também possui alguns pontos negativos que devem ser levados em consideração, como impacto visual; sonoro, que faz com que as residências devam ficar no mínimo a 200m de distância; e a grande dependência dos ventos que em alguns momentos podem não ser suficientes para a geração de energia.

Destaque:Info Escola

Imagem 1: Info Escola

Imagem 2:Sustentabilidade Allianz