Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Como funciona um aparelho que economiza energia?

pt.depositphotos.com/4496644/stock-photo-saving-energy-and-appliance.html

O uso desenfreado de energia elétrica causa tantos prejuízos ao meio ambiente quanto ao bolso. Entre as soluções para economizar energia estão os eletrodomésticos que possuem baixo consumo elétrico e outros aparelhos economizadores. Você sabe como eles funcionam?

Um economizador é um aparelho que você liga à geladeiras, freezers, bombas de piscina e outros dispositivos para reduzir o consumo de energia ao dosar o fornecimento de carga necessária para que o aparelho funcione. Desta forma, evita-se desperdício de energia e, de quebra, aumenta a vida útil dos eletrodomésticos. Há alguns modelos que já são comercializados no Brasil e custam cerca de R$ 100.

Há também as chamadas “tomadas economizadoras”, que reduzem o consumo de energia elétrica. Algumas marcas prometem redução de até 40% em aparelhos resistivos – aqueles que transformam energia elétrica em térmica, como o ferro de passar roupas, cafeteiras, chapinhas, torradeiras e fornos elétricos. Conectadas às tomadas, essas ferramentas funcionam utilizando princípios da termodinâmica, mantendo o desempenho sem utilizar o máximo de energia.

Além dos economizadores, há outras tecnologias que logo devem se popularizar, como lâmpadas inteligentes que controlam a luminosidade. Outra grande aposta para a economia de energia é a energia solar. Já têm sido desenvolvidos diversos modelos de carregadores solares de smartphones e tablets, por exemplo. Há até jaquetas carregadoras, com as quais o usuário pode aproveitar a caminhada ao Sol para gerar energia solar e carregar até dois aparelhos por vez. Será que a moda pega?