Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Como funciona uma usina geotérmica?

www.istockphoto.com/photo/geothermal-pipes-3523640

solo e retirada de água geotérmica, que é enviada por tubulações para centrais geotérmicas que a transformam em energia elétrica.

A instalação de uma usina geotérmica é feita em regiões que possuem grandes volumes de águas geotérmicas vulcânicas. No local, é instalada uma central de perfuração para extrair o vapor d’água (em temperatura superior a 370°C) e enviá-lo para centrais que convertem o calor em energia elétrica. Para isso, o vapor é direcionado para turbinas que movimentam pás em elevada velocidade, criando energia mecânica. Por fim, esta energia mecânica é transformada por um gerador de energia elétrica.

Vantagens da energia obtida por usinas geotérmicas

A energia geotérmica é considerada uma fonte de energia limpa, principalmente se comparada com uma das principais matrizes energéticas mundiais: o petróleo. Por ser resultado do calor interno da Terra, é uma fonte renovável de energia e que deveria ser melhor aproveitada em uma sociedade que esgota seus recursos naturais finitos com grande velocidade.

A energia geotérmica é versátil e muito mais barata do que as fontes de energia convencionais, o que resulta em um custo-benefício interessante para todas as partes envolvidas, desde as usinas até o consumidor final, que gastará menos com a conta no final do mês.